Indicadores de Desempenho Logístico: segredo do sucesso Parte I: Os KPIs básicos da Operação Logística

21 agosto 2020
Indicadores de Desempenho Logístico: segredo do sucesso Parte I: Os KPIs básicos da Operação Logística

A logística é sem dúvidas um dos canais mais importantes para saber se a sua operação tem ou não sucesso. A partir da mensuração das informações, você consegue realizar tomadas de decisões que vão ser fundamentais para o crescimento de forma sustentável do seu negócio. Abaixo, listamos os principais KPIs de como entender se o seu sistema logístico está ou não eficiente.

Time to Market:

O Time To Market é um KPI bem simples, de entender se as suas ações de disponibilidade de novos produtos estão alinhadas com as necessidades de mercado. Então, aqui é nada mais que ter a ideia de um produto, desenvolvê-lo, testá-lo, fabricar os primeiros lotes e colocar no mercado.

Quanto tempo? Você faz análise de curva A-B-C?

A curva de experiência ABC, também chamada de análise de Pareto ou regra 80/20, é um método de categorização de estoques, cujo objetivo é determinar quais são os produtos mais importantes de uma empresa. E entender qual momento está cada produto.

Estoque Médio

Outro KPI de tran-sporte e logística que se calcula pela média aritmética simples. Deve-se pegar estoque final de cada mês e dividir pelo número de meses em análise, geralmente um ano.

Com este dado, você garante a cobertura de produtos frente às suas vendas. Nunca se esqueça que além da média, precisamos ter os Highlights, como uma estratégia pontual de alavancamento de vendas, como é o caso da Black Friday. Nós temos já uma artigo sobre o tema, veja mais aqui.

ROI (Return Over Investment)

O ROI (Return Over Investment, ou Retorno sobre o Investimento, em português) não é um KPI exclusivo para a logística, mas pode ser muito importante, principalmente em momentos de expectativa de crescimento do negócio, geralmente, os custos ou os investimentos, acabam sendo uma importante parte do destino das receitas. Então, vale sim fazer este cálculo. Há formas bem mais complexas de se olhar o negócio, mas um cálculo simples, é este abaixo:

Como calcular: (Receita – Custos) / Custos

Exemplo: Se sua receita foi de R$ 10.000,00 e seus custos mensais foram de R$ 8.000,00. (R$ 10.000,00-R$8.000,00)/R$8.000,00

Entrega no prazo (OTD)

On-Time Delivery (OTD), traduzido como ”Entrega no Prazo”. Nem precisamos falar a importância e os impactos de não cumprir os prazos de entrega. Então, simplesmente faça e caso necessário, nos pontos de atenção, coloque prazos com margem de segurança. É melhor prometer e, o cliente receber antes, do que depois. O resultado desta conta representa a porcentagem de entregas no prazo que a empresa está realizando. O ideal é manter os resultados próximos ou acima de 90%.

Como calcular: Total de Entregas no Prazo / Total Entregas * 100

Esses são alguns dos KPIs para mensurar o sucesso. Aqui, na Soulog, a gente te mostra como uma operação de fulfillment pode te ajudar nessa operação de forma que os índices fiquem dentro do saudável, principalmente com relação a armazenamento e embalagem. O cálculo de estoque mínimo, por exemplo, é um KPI, que se o estoque não bem cuidado, você desvaloriza seu investimento nele, então, quando você já tem isso redondo, consegue ter fôlego financeiro para outras investimentos.

Calma que teremos a segunda parte dos KPIs, assim enquanto você calcula essa e resolve! Traremos novos dados!

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