O que é Logística 4.0 e como impacta na sua operação?

08 julho 2020
Soulog - O que é Logística 4.0 e como impacta na sua operação?

A logística se reinventa junto com a evolução industrial, então não tem como descolar estes dois temas. Dessa forma, vamos começar conhecendo o histórico da logística.

História da Logística

O termo Logística não existia, mas podemos chamar da primeira fase da logística o momento pós segunda guerra mundial onde tivemos um momento importante para recuperar a economia mundial. Dali surgiram novas indústrias, novos produtos e novos mercados. A logística não tinha estratégia nenhuma só o preço, quanto mais quantidade transportada e menor o preço, era o que a indústria contratava.

A segunda fase surgiu em meados dos anos 60, onde a informatização das fábricas ganhava timidamente espaço e anos 70, onde tivemos a primeira crise de petróleo. Os custos com o transporte e distribuição começaram a impactar diretamente na economia, então o que antes era manual e sem estratégia, começa a ganhar espaço para processos delineados com um pouco mais de estratégia.

Depois tivemos a terceira fase com a invenção do código de barras. Agora a possibilidade de rastreabilidade de produtos era maior. A logística começava a ganhar controle de estoque e comunicação com as vendas e distribuição de forma mais inteligente. O Sistema Kaizen, de melhoria contínua, popularizado, tornava os processos melhores e econômicos. Também começava os sinais de globalização, os anos 80, trouxeram muitas novidades.

Agora, com o surgimento do Supply Chain, a logística vem com sua quarta fase transformou-se em um dos principais diferenciais competitivos. Ganhando também a importância de melhoramento de processos com relação ao meio ambiente e reciclagem.

O que é Logística 4.0?

A logística ao longo dos anos ganhou espaço fundamental dentro da estratégia e evolução de empresas, hoje temas como previsão de demandas, otimização de recursos e realizações de controles preditivos fazem parte desse novo formato de logística, a Logística 4.0.

Tudo isso resulta no melhor atendimento ao cliente. Aqui, na Soulog, por ter 100% de clientes em operação de e-commerces que têm a tecnologia como base do negócio, a logística 4.0 já faz parte do nosso dia-a-dia.

O Same Day Delivery, que nada mais é do que da tradução “entrega no mesmo dia” já é realidade na Soulog. O Same Day Delivery é um dos diferenciais da Logística 4.0. A Soulog não é uma empresa de transporte e sim de Fulfillment, mas para quem tem intenção de testar para operação essa modalidade, pode contar com a Soulog que já opera assim e tem tido muito sucesso, seja no crescimento de vendas para os lojistas, seja na satisfação do cliente. O prazo é um grande gargalo para os e-commerces frente às lojas físicas, acaba de ser um diferencial a menos, ganhando ainda mais espaço para as vendas online.

Cross Border, que é outro ponto de diferencial, termo usado para definir as operações comerciais que vão além das fronteiras, ou seja, trata-se de uma operação de exportação, também já faz parte da realidade dos clientes da Soulog. Para vendas internacionais, os padrões de embalagem e identificação da carga são ainda mais rígidos e, todos os protocolos já são seguidos dentro da nossa operação.

Bom agora que você já sabe o que é, quais os diferenciais, fica uma listinha de todas as vantagens:

  • Fortalecimento da sustentabilidade, afinal, processo com menos desperdício, promove menos utilização de recursos;
  • Controle de mercadorias/produtos com menor margem de erro e em tempo real;
  • Redução de perdas em níveis minuciosos de apuração;
  • Inteligência no processo de distribuição;
  • E por último e não menos importante: satisfação do cliente.

Gostou? Vem para a #soulog.

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/soulog-fulfillment/
Instagram: @soulog.fulfillment