Planejamento de Black Friday começa agora!

16 julho 2020
Soulog - Planejamento de Black Friday começa agora!

A Black Friday cai no dia de 27 de novembro de 2020. E não importa o seu tamanho, importa que os brasileiros já têm se planejado para comprar na Black Friday e, você não pode ficar de fora.

A Black Friday, assim como o dia das mães, dia dos namorados e natal é para o comércio, é para o e-commerce, ou seja uma data que vamos ter muitas vendas. E a cada ano essa data se consolida mais, o consumidor tem mais informações de como monitorar os preços para não termos os preços na famosa frase “metade do dobro”, ele se planeja para as melhores ofertas.

Como foi 2019?

Segundo dados do EBIT, o varejo online brasileiro faturou R$ 3,2 bilhões na Black friday 2019 (quinta e sexta-feira), segundo dados da Ebit/Nielsen, referência na mensuração de dados de comércio online no Brasil. O número é 23,6% maior ao registrado no mesmo período do evento em 2018, quando as vendas totalizaram R$ 2,6 bilhões.

Não importa o seu tamanho, tudo o que você precisa saber é que tem oportunidade para crescimento de vendas, principalmente se você se planejar para isso.

O que esperar de 2020?

Em 2020, a Black Friday será no dia 27 de novembro, como sempre a última sexta-feira do mês de novembro. Este ano, tivemos boatos que a Black Friday poderia ser alterada. De fato, a mudança de data não ocorreu. Apesar de toda a polêmica, a Black Friday não mudou para setembro.

E a expectativa é alta, primeiro porque a data já demonstra crescimentos importantes de vendas ano a ano e, esperamos que entre setembro e outubro, se normalize essa pandemia que tem um tamanho de foco da atenção de todos tão importante, ou seja, temos dois fatores para a Black Friday deste ano:

1) Esperamos que o cenário da COVID-19 tenha finalmente se controlado de forma a deixar de roubar a cena; e
2) Uma demanda muito reprimida ainda pela falta de consumo por todo este período de isolamento e, principalmente medo: econômico e pela crise de saúde.

Aqui na Soulog, pensando em nossos clientes, o planejamento já está em andamento, porque apesar da agilidade na entrega não ser um ponto forte da ação de Black Friday, nós aqui garantimos que o fulfillment, uma das partes mais importantes da data, seja feito com a maior excelência possível e com isso, garantir a melhor experiência do cliente.

Para te ajudar com todos os preparativos, começamos com uma pequena check-list para você começar a se planejar!

Check-list da Black Friday

1) Defina os produtos que você quer trabalhar e os melhores preços. Calcule a margem de contribuição deste produto na sua meta de venda por volume.

2) Ofereça descontos realmente significantes e divulgue de forma que fique claro para clientes as vantagens.

3) Sua base de leads é incrivelmente rica, certifique-se que sua base esteja limpa, sem perder investimentos com não potenciais.

4) Negocie com os seus fornecedores. Talvez ele já tenha um plano para a data, ouvi-los e entender se faz sentido para sua ação é importante. Inclusive é o momento de fomentar a parceria desse fornecedor, de que forma ele consegue te ajudar a vender mais?

5) Planeje sua divulgação, quais canais, quais ofertas. Reserve investimentos para que consiga ter fôlego para caso sua campanha esteja melhor do que esperado. Faça um cronograma e siga-o.

6) Planeje seus canais de atendimento e se tiver outros canais de vendas, por exemplo, loja física, faça campanhas casadas. O resultado é garantido, seu ROI aumentará ainda mais.

Para começar já fomos bem demais!
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