Você sabe como melhorar suas vendas através da logística?

24 Junho 2020
Soulog - Você sabe como melhorar suas vendas através da logística?

Ontem a ​Edilene Loiola​, nossa founder, recebeu uma dúvida em seu instagram @edileneloiolaoficial​, uma dúvida: ​Logística ajuda a reduzir custos? Ela respondeu lá nos stories dela com um montão de dicas, se você ainda não a acompanha, vale lá seguir, tem muita informação sobre o assunto.

Como este tema já estava em pauta, resolvemos já criar este artigo para tirar todas as suas dúvidas sobre ações para melhorar suas vendas.

O primeiro passo é, apesar de falarmos bastante por aqui, você sabe o que é​ Fulfillment​?

Fulfillment ​é um termo originário do inglês que significa, em tradução livre, cumprimento, realização, preenchimento. Para o e-commerce, ​Fullfilment é o nome dado ao processo que cuida do recebimento, processamento e entrega de produtos ao consumidor final.

As etapas do ​Fulfillment​ são:

  • Estoque ​- armazenamento dos produtos que serão vendidos, que pode ser próprio, ou de terceiros, que leva o nome de ​dropshipping​. 
  • Picking and Packing (Separação e Embalagem) - A separação do produto vendido e a embalagem de forma que não haja avarias no transporte. Desenvolvimento eficiente disto, pode resolver grande parte do tempo investido nisso.  
  • Transporte​ - O envio da mercadoria de forma segura e ágil.  
  • Pós-entrega - que pode ser a coleta de informação do que o cliente achou da mercadoria ou sobre a ​logística reversa​, que falamos em outro post.  

Todas estas etapas precisam estar bem mapeadas, todas elas ajudam na redução de custos se bem administradas. E o ponto crucial é casar as boas práticas de mercado com o que o seu negócio precisa.

E então, logística ajuda a reduzir custos? Ou Ainda, como pode melhorar suas vendas?

Um dos maiores gargalos de todo esse processo é o custo do frete. Então a Edilene Loiola listou as seguintes dicas: 

  • Ter boas parcerias com empresas de frete. Seja ela de motoboy, transportadoras e etc. O que é parceria, entender de que forma você como cliente pode facilitar os processos junto com ela e, você como consegue ganhar nos quesitos que vão te diferenciar: agilidade, preço, etc.  
  • Gestão de envios e, o principal, negociação de tarifas. Uma ótima estratégia é oferecer frete fixo ao seu cliente, dessa forma, você consegue ganhar competitividade frente aos concorrentes. Se você tiver uma base de dados de precificação já praticada, fazer uma tabela de frete fixo fica ainda mais fácil, vira uma relação de ganha-ganha, no volume. 
  • Análise da frequência de envios para uma mesma região. Se uma região tem uma performance acima da média, o estudo de ter um estoque mais perto a o seu polo de vendas, ajuda a reduzir custos de frete de forma substanciais. E a melhorar o serviço ao cliente, como redução de tempo de entrega, que pode ser decisivo no incremento de vendas.

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