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26 de Abril: Dia do Frete Grátis

26 de Abril: Dia do Frete Grátis

Como planejar essa data para que você não tenha prejuízo?

Se tem uma estratégia que o cliente gosta é o frete grátis! E se tem uma ação que o lojista pira de desespero é o frete grátis. Porque? Por quê frete grátis é custo e precisamos colocar na ponta do lápis para fazer essa estratégia dar certo e SEM PREJUÍZOS.

Antes de qualquer coisa, o mais sensato é olhar para o seu negócio e suas características:

1) Qual o meu ticket médio?

2) Qual tipo de transportadora faz a entrega do meu produto? Correios? Motoboy?

3) Quais as regiões que são mais problemáticas com custo de frete? Ela tem volumetria no meu número?

4) E o que eu quero com a ação de frete grátis? Que é vender, já sabemos! Risos. Porém, podemos aqui colocar outros objetivos. Exemplos: quero estimular determinada região, então insiro frete grátis. Quero aumentar meu ticket médio, então insiro frete grátis por ticket médio.

Ficou complicado? Então vamos facilitar! Com a listinha a seguir.

O primeiro passo é: use o frete grátis como ferramenta de marketing.

Se você tem um diferencial ou este benefício para os seus clientes. Divulgue! Não deixe de colocar em seus anúncios e em uma posição de destaque no seu site. Como é o exemplo do site da Shoptime. Use um espaço de destaque, explique como funciona, no caso é frete grátis para milhares de ofertas e é só para quem baixar o APP. Ou seja, não é aplicado em todas as ofertas do site.

Print do site da shoptime tirado em 06 de abril de 2021.

Como definir a melhor estratégia de frete grátis?

Você pensou que íamos sugerir diversas maneiras de como pensar no frete? Não, antes disso, tem um ponto mais importante que vai ser determinante no sucesso da sua ação: Fale com suas áreas internas:

1) O seu financeiro está preparado para “zerar” os fretes nas NFs?

2) O seu SAC está preparado para explicar a ação? A empresa precisa saber as ações de marketing.

3) A sua área logística está preparada para receber a demanda desta ação?

Aqui vamos citar estas três áreas básicas envolvidas, mas tenha certeza de que o sucesso da sua campanha só existirá se você tiver envolvimento de suas áreas internas.

Agora sim, como definir a melhor estratégia de frete grátis?

Antes de tudo, como calcular um frete grátis sem prejuízo:

A margem do produto define o teto do frete grátis. Por exemplo, um produto com preço de R$ 200,00 e margem de R$ 20,00, qualifica-se para oferecimento de frete grátis com um custo de frete de no máximo R$ 20,00. Dessa forma, você garante que não tenha prejuízos.

Definir Frete Grátis por Região

Você já viu que seu ticket médio é de R$ 150,00 e que seu frete para Sul e Sudeste tem como média de R$ 19,90, porém para Norte e Nordeste, você tem uma média de R$ 35,00. O que fazer? Você tem então, duas alternativas:

1) É ter uma margem a mais no frete para garantir os fretes reversos de trocas ou devoluções e que cubram também ações pontuais como essa, mas neste caso, o planejamento é a longo prazo.

2) Você excluir as regiões que não poderiam entregar o custo de frete para que o prejuízo não exista.

Definir Frete Grátis por Ticket Médio

Outro ponto importante é, apesar do Ticket Médio, sabemos que ações como estas geram alguma imprevisibilidade dos números, então para garantir que você não tenha prejuízo na data, mesmo sabendo que seu ticket médio é de R$ 150,00, trave no mínimo que você já sabe que não terá problemas, então para o dia só comprar acima de R$ 200,00 terão frete grátis! Ou seja, você ainda tem a possibilidade de para este dia ter uma melhora neste KPI. 🙂

E se você ainda tem dúvidas, porque não contar com uma empresa de fulfillment para te ajudar com o levantamento de todas estas informações e ajudá-lo na estratégia? Conte com a #Soulog.

E como dica, deixamos este outro artigo para ler: Como usar o fulfillment e vender mais!

Quer saber mais como podemos te ajudar? #vemprasoulog #fulfillmentévida

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