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Dia do Consumidor: 5 dicas para preparar seu E-commerce

Dia Do Consumidor: 5 Dicas Para Preparar Seu E-Commerce

Saiba quando é o Dia do Consumidor 2022 e veja mais cinco dicas para vender mais na data. Você sabe o que é e quando é a Semana do Consumidor 2022? A data é celebrada entre os dias 14 e 20 de março e é a oportunidade perfeita para os lojistas venderem mais e, para quem é cliente, encontrar mais promoções.

Como você já deve ter percebido, o evento é comemorado oficialmente no dia 15 de março. Porém, no Brasil, o comércio escolheu a segunda-feira da semana do dia 15 como data oficial.

Dessa forma, em 2022, a partir do dia 14 de março (segunda-feira) já será possível encontrar diferentes promoções e ofertas especiais em centenas de lojas.

O Dia do Consumidor 2022 seria comemorado apenas no dia 15 de março? Não, assim como a Black Friday virou Black Week, a data cresceu tanto que o dia acabou virando Semana do Consumidor. Logo, é mais tempo pra gente aproveitar!

Como foi a data no ano passado?

O número de pedidos bateu a casa dos 7,1 milhões, o que representou um aumento de 88% em comparação com a mesma semana de 2020. Já o faturamento mais que dobrou. Ao todo, as vendas chegaram a R$ 3,2 bilhões, 103% a mais que no período de promoções em 2020.

Os consumidores também gastaram mais. O tíquete médio, valor médio gasto por compra, 8%. Este ano, segundo o levantamento, ficou em R$ 454.

Leia mais sobre os dados do ano passado, através do link, Economia UOL.

#Dica 01: Promoção & Descontos

Parece óbvio, mas ainda tem gente que cai no conto do vigário achando que se tiver criativos sensacionais, o consumidor vai comprar. Engana-se completamente. O cliente hoje já espera as datas, já sabe os preços dos produtos e só vai comprar se realmente ver que é uma promoção ou tem um desconto que valha a pena. Então, planeje-se com antecedência para ter produtos em promoção no período. Ter boas promoções e descontos atrativos será, com certeza, o determinante para a ação ter sucesso.

Entre as ações que podem otimizar a performance da sua loja estão aplicar preços agressivos em determinados itens, oferecer descontos progressivos e montar combos de mercadorias para aumentar o ticket médio das compras. E não caia na besteira de que antes de precificar, verificar o preço da concorrência é fundamental.

Leia as dicas do ano passado no nosso blog.

#Dica 02: Benefícios para Clientes Recorrentes

Uma coisa é a guerrilha por conquistar novos clientes, faça sim e aproveite data como essas para enriquecer sua base de clientes e poder trabalhá-la em outros períodos do ano, porém se vai uma dica importantíssima é: faça com que os clientes que já sejam da sua base se sintam amados e queridos. Já vimos muitas vezes no mercado, uma ação especial para novos clientes e, os clientes da base terem vontade de cancelar serviços ou compras, porque ele teria mais vantagens. Essa é uma grande furada, então não caia nessa.

A dica é faça promoções exclusivas, como brindes ou descontos especiais que sejam por um curto período de tempo, mas não se esqueça de avisar que é uma promoção exclusiva.

#Dica 03: Experiência do Cliente

Sabemos que nem sempre descontos tão agressivos são possíveis. Há mercados que trabalhamos com margens super apertadas e, mesmo com todas as ações para espremer o preço, podemos ficar no prejuízo. Lembre-se, prejuízo nem pensar. Então se o descontão não é possível, porque não investir em experiência. O LTV agradece.

LTV (life time value) é o valor que um cliente retorna ao longo do tempo. É uma métrica valiosa para empresas com venda recorrente ou com repetição. O LTV permite avaliar o valor viável para CAC (custo por aquisição de cliente).

A Soulog é especialista em experiência do cliente em embalagens e, imagina a surpresa do seu cliente que ao comprar produtos na época, ele recebe uma caixa especial? Seria sensacional, não?

Unboxing, sabe o que é? Link.

#Dica 04: Invista em Marketing

Sem o cliente saber que na sua loja ele terá oportunidades incríveis é meio impossível o sucesso. E, convenhamos, pelos números dos anos anteriores, sabemos que a concorrência vai ser alta. Então, planeje-se, separe uma verba especial para a data e empenhe-se nas melhores estratégias.

E não tem nenhuma novidade, as melhores plataformas de promoção para promover ofertas e estimular o engajamento do público são Google Ads e Facebook Ads.

#Dica 05: Selecione Produtos Tendência

A lista de categorias mais compradas no e-commerce brasileiro no primeiro trimestre de 2021 é um ótimo indicativo daquilo que pode alavancar as vendas online na Semana do Consumidor 2022:

  • Moda e Acessórios (16,5%)
  • Beleza, Perfumaria e Saúde (15,2%)
  • Entretenimento (12,6%)

“Poatz, mas não vendo produtos destas categorias!”. Calma, se você buscar um ou dois produtos da sua curva A de produtos, ou seja, os produtos mais vendidos e mais procurados e fazer uma estratégia que não canibalize o resultado das próximas ações, pode ter certeza que vai ser sucesso. Afinal são produtos que já tem demanda e procura, o que torna mais fácil promocioná-los. Senão é possível, vá para o não óbvio, mas trabalhe de forma que os produtos escolhidos fiquem atrativos.

Boas vendas!

Gostou das dicas?

Para dúvidas, entre em contato com a Soulog e visite nossa página de serviços. Lá você terá acesso a tudo que precisa saber sobre as soluções oferecidas por nossas equipes especializadas. Confira o blog também poderá solucionar dúvidas e ampliar seus conhecimentos sobre o que oferecemos de melhor em serviços.

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