Blog Soulog

Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher: dicas de ação promocional e relacionamento

Dia Internacional da Mulher: dicas de ação promocional e relacionamento

O Dia Internacional das Mulheres está chegando, dia 08 de março. E para quem já está ligado na data, sabe o quanto o consumidor já espera o posicionamento das marcas para dia. Seja através de ações promocionais ou através de campanhas institucionais, as empresas precisam se posicionar. Então para que a data seja um sucesso, compilamos algumas dicas para você fazer muito sucesso na data.

Precisa reduzir gastos com logística? A Soulog descomplica.

Veja o post do ano passado sobre o Dia Internacional das Mulheres.

01# Fuja do óbvio e do estereótipo de gênero

Talvez, 2022 não fosse mais o ano para falarmos sobre estereótipos padrões de gênero, afinal estamos em tempos de falar sobre emponderamento e posicionamento sobre o feminino.

Porém temos o dado importante do artigo escrito pelas colaboradoras do Google tem como base uma pesquisa realizada pela empresa. Eles analisaram 2,7 milhões de anúncios do Youtube para entender o papel do gênero na publicidade. Nos resultados apresentados, o espaço de fala feminino nessas peças é relativamente baixo em vários setores. Principalmente comércio e indústria (21%), automotivo (24%) e educação e governamental (26%). Em contrapartida e, provavelmente devido à estereotipação que ainda acontece, têm mais espaço em setores relacionados a varejo (54%) e bens de consumo não duráveis (52%).

Para quem não entende muito o que é, vamos relembrar dos exemplos de propagandas de cerveja:

Cerveja promove mulher de caça a caçadora em propaganda - 04/10/2015 -  Mercado - Folha de S.Paulo
Cerveja promove mulher de caça a caçadora em propaganda – 04/10/2015 – Mercado – Folha de S.Paulo
EscutaAsMinas: Skol abre suas redes sociais para saber como mulheres querem  se ver em campanhas de cerveja
EscutaAsMinas: Skol abre suas redes sociais para saber como mulheres querem se ver em campanhas de cerveja

As marcas mudaram e hoje, como podemos ver nessa matéria da Exame, também temos propaganda voltada para mulheres: link.

02# Invista em Programas de Desenvolvimento

Se tem uma coisa importante é entender seu público, então, porque não pegar as temáticas que mais assombram as mulheres e transformar em programas para desenvolvê-las como profissionais? Algumas dicas:

  • Workshop sobre síndrome da impostora
  • Workshop sobre vieses e barreiras de gênero
  • Lançamento de programa de desenvolvimento para mulheres
  • Livros escritos por mulheres
  • Visita a uma ONG focada na população feminina
Economize tempo, esforço e dinheiro. Facilite sua logística.

03# Faça ações sociais com causadas para elas

Antes de falar sobre ações sociais, entender porque surgiu o dia internacional das mulheres é fundamental.

Por que existe um dia das mulheres?

Desde o final do século 19, organizações femininas oriundas de movimentos operários protestavam em vários países da Europa e nos Estados Unidos. As jornadas de trabalho de aproximadamente 15 horas diárias e os salários medíocres introduzidos pela Revolução Industrial levaram as mulheres a greves para reivindicar melhores condições de trabalho e o fim do trabalho infantil, comum nas fábricas durante o período.

O primeiro Dia Nacional da Mulher foi celebrado em maio de 1908 nos Estados Unidos, quando cerca de 1500 mulheres aderiram a uma manifestação em prol da igualdade econômica e política no país. No ano seguinte, o Partido Socialista dos EUA oficializou a data como sendo 28 de fevereiro, com um protesto que reuniu mais de 3 mil pessoas no centro de Nova York e culminou, em novembro de 1909, em uma longa greve têxtil que fechou quase 500 fábricas americanas.

Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas na Dinamarca, uma resolução para a criação de uma data anual para a celebração dos direitos da mulher foi aprovada por mais de cem representantes de 17 países. O objetivo era honrar as lutas femininas e, assim, obter suporte para instituir o sufrágio universal em diversas nações.

Com a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) eclodiram ainda mais protestos em todo o mundo. Mas foi em 8 de março de 1917 (23 de fevereiro no calendário Juliano, adotado pela Rússia até então), quando aproximadamente 90 mil operárias manifestaram-se contra o Czar Nicolau II, as más condições de trabalho, a fome e a participação russa na guerra – em um protesto conhecido como “Pão e Paz” – que a data consagrou-se, embora tenha sido oficializada como Dia Internacional da Mulher, apenas em 1921.

Somente mais de 20 anos depois, em 1945, a Organização das Nações Unidas (ONU) assinou o primeiro acordo internacional que afirmava princípios de igualdade entre homens e mulheres. Nos anos 1960, o movimento feminista ganhou corpo, em 1975 comemorou-se oficialmente o Ano Internacional da Mulher e em 1977 o “8 de março” foi reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas.

fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/301/por-que-8-de-marco-e-o-dia-internacional-da-mulher

Cinco ONGs que a Simple Organic indica que combatem a violência contra mulher: link.

E aí, sua empresa promove a equidade de gênero no ambiente corporativo?

Gostou das dicas?

Para dúvidas, entre em contato com a Soulog e visite nossa página de serviços. Lá você terá acesso a tudo que precisa saber sobre as soluções oferecidas por nossas equipes especializadas. Confira o blog também poderá solucionar dúvidas e ampliar seus conhecimentos sobre o que oferecemos de melhor em serviços.

#vemprasoulog #fulfillmentévida

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WeCreativez WhatsApp Support
👋 Olá, como podemos ajudar?
Rolar para cima