Blog Soulog

Cadeia de Suprimentos Circulares: você sabe o que é?

Antes de introduzirmos o tema “cadeia de suprimentos circular, vamos falar sobre o tema que embasa a economia circular.

economia circular é uma técnica similar à chamada “cradle to cradle”, ou “do berço ao berço”. A ideia é ter o máximo de reaproveitamento de produtos, materiais e outros componentes, mesmo quando se acredita que eles são apenas resíduos.

E para quem pensa que é só uma moda, já repense, pois é uma tendência essencial para o nosso planeta! Precisamos pensar em como reaproveitar os resíduos. E porque é tão necessário que seja pensado neste tipo de ação? Simplesmente porque o modelo tradicional não é sustentável: a maioria das empresas opera em princípios de rendimento (modelo linear), ou seja, extrair-transformar-descartar.

E para quem os resíduos sejam parte do processo, contemplamos mais um assunto novo: a “Logística Reversa”. Já falamos um pouquinho sobre coleta reversa aqui, neste outro artigo (clique no link), a logística reversa sem dúvidas faz parte deste processo.

Observação Importante: para nós do e-commerce, chamamos a coleta na casa do cliente para troca ou cancelamento, logística reversa, mas neste caso, estamos falando desta logística reversa:

Imagem retirada do site: https://www.imasul.ms.gov.br/resolucao-traz-mais-detalhamento-sobre-sistemas-de-logistica-reversa-de-embalagens-em-geral/

Mas afinal o que é então a Cadeia de Suprimentos Circulares? E o que ela está ligada a logística?

O conceito de Cadeia de Suprimentos Circular está ligado à economia industrial na medida em que se visa maior produtividade de recursos a partir do desenvolvimento de maneiras de adquirir e reintroduzir, continuamente, os ativos descartados nos ciclos de vida.

Assim, o valor dos produtos e materiais é mantido pelo maior tempo possível, o uso de recursos e o desperdício são minimizados e os recursos circulados dentro do sistema repetidas vezes gerando valor.

E para logística, tudo isso precisa estar contemplado, seja para armazenamento, rastreabilidade ou ainda o transporte. Não é a mesma coisa, o transporte de produtos novos e a devolução deles.

Quanto menos complexo for um produto, mais fácil e barato será o reprocessamento. Um dos métodos mais fáceis de superar a complexidade é reciclar para recuperar materiais primários. No entanto, a reciclagem leva à perda de valor, pois o produto fabricado está sendo extinto no processo.

Ou seja, acredito que este artigo seja para “abrir o apetite” para discussão sobre a temática.

Gostou das dicas?

Conhece a Soulog? Fale com a gente! Mais artigos: https://www.soulog.com.br/blog

#vemprasoulog #fulfillmentévida

Compartilhe

WeCreativez WhatsApp Support
👋 Olá, como podemos ajudar?
Rolar para cima