Blog Soulog

Cinco dicas fundamentais para cargas frágeis

Transporte de Mercadorias Frágeis? A Soulog é preparada!

Há pouco tempo, em alguns eventos do mercado de e-commerce, além de embalar e distribuir, A Soulog fez o planejamento de embalagem de produtos como garrafas de champanhe, taças, canecas de vidros e garrafas de água em embalagens individuais. Talvez se você nunca esteve em um tradicional centro logístico não entenda onde está o problema nisso.

O ponto é que quando falamos em logística, pensamos sempre em transporte de itens pesados, grandes e que sempre vão precisar de força em algum momento para resolver aquele armazenamento ou transporte, mas nem sempre é assim. Existe também os cuidados cruciais com mercadorias frágeis! Quer saber mais sobre o assunto, vem com a gente!

A primeira dica é: a embalagem ideal e se possível individual

Há diversas possibilidade de materiais para embalagem, entre caixas de papelão, madeira, material plástico. Sempre, pelo volume, as embalagens de papelão são mais econômicas, porém vêm as especificações necessárias. Caixas com onda dupla ou até tripla são mais resistentes e, o planejamento de embalagem aqui precisa ser impecável, quanto menos possibilidade de o material se movimentar dentro da embalagem, menos a chance de quebra. Então, além da caixa de embalagem, certifique-se que os auxiliares de embalagem estão adequados, sacos com preenchimento a ar, filmes strechs ou o nosso famoso plástico bolha. Caso seja possível usar algum material reciclável ou de descarte da própria operação, fará com que agrida menos o meio ambiente ou ainda tenha economia no planejamento de embalagem.

A segunda dica é sinalização de material

Muitos são os símbolos que você encontra nas embalagens, então, o planejamento para que este item de comunicação seja presente em sua logística fará a diferença no transporte. Então, se o produto não pode ter sua embalagem em grandes empilhamentos ou ainda é muito frágil, ele terá uma tratativa diferente em seu transporte, assim, como não pode ser exposto à umidade. Dentro todas as simbologias de tipo de carga, você precisa estar atento a qual é mais adequada. Mas já ouvi: então porque não colocamos esta informação em todos os produtos? Afinal teremos o cuidado em todos os produtos? Simplesmente porque um produto que é mais frágil, ele exige um transporte também mais adequado e, consequentemente mais caro, confirme se realmente este produto exige as necessidades que você qualificou.

A terceira dica é coloque sempre a mercadoria mais frágil na parte superior

Parece óbvio, mas um cuidado é sinalizar ao transportador que aquela caixa é frágil e, ela precisa ficar posicionada na parte superior da carga. A imagem ao lado é sem dúvida, o terror de muitos lojistas diante ao seu planejamento de recebimento de mercadorias pelo seu cliente. Então, se a sinalização é o primeiro passo, contar com uma empresa de armazenamento que se preocupe com isso e, posterior o transporte fará com que toda a sua cadeia de fulfillment esteja adequada ao que planejou.

A quarta dica é invista em tecnologia

Não importa o seu tamanho hoje, você precisa prever como quer estar amanhã e, um grande aliado é a tecnologia. Hoje muitas tecnologias e sistemas que ajudam na sua organização ou ainda monitorar produção e suas etapas, ou compras, no caso de quem é revendedor. Enfim, há muita coisa hoje disponível na internet de forma que a tecnologia se torne cada vez mais acessível. Então, porque não utilizar-se dela para ajudar neste processo também?
Outra tecnologia que vai colaborar muito aqui é a de rastreabilidade, assim você consegue monitorar sua carga em tempo real e, diminui a possibilidade de avarias ou perdas.

A última mais não menos importante é escolha parceiros adequados

A Soulog tem se especializado cada vez mais não em produtos, mas em seus clientes. Em soluções especialmente desenvolvidas para cada um de seus clientes. Dessa forma, entender que tipo de produto e qual a melhor forma de manuseá-lo em todo o processo de fulfillment é nossa especialidade. Frágil ou não, estamos preparados em te atender e juntos conquistar resultados ainda maiores!
Vem com a gente, solicite um orçamento! Seu sonho pode estar mais próximo do que imagina.

#VemPraSoulog #FulfillmentÉVida

Compartilhe

WeCreativez WhatsApp Support
👋 Olá, como podemos ajudar?
Rolar para cima