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Entenda de vez o que é fulfilment e como ele ajuda você a vender muito mais no e-commerce

A Soulog é especializada em fulfillment e está em expansão para atender ainda melhor seus clientes

O que é?

Em logística, usa-se o termo order fulfillment para se referir ao atendimento do pedido do cliente, ou seja, o conjunto de operações e atividades desde o recebimento do pedido até o momento da entrega do produto ao cliente final, visando sempre o maior índice de satisfação possível. Em e-commerce este processo é fundamental, afinal com a necessidade constante de encurtamento de prazos de entrega, quanto mais eficiente for seu processo, mais lucrativo será o seu negócio.

Quais são as etapas?

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O fulfillment tem sete etapas fundamentais, vamos segui-las abaixo e entender quais pontos são importantes em cada etapa:

1) Recebimento de Mercadoria ou também conhecido como Check-in. Podemos aqui dizer que quanto mais automatizado for o processo, menor a possibilidade de erro, mas para isso, além de os fluxos estarem bem definidos, é necessário parametrização de todos os produtos e processos. A Soulog, a cada ano que passa, se aperfeiçoa ainda mais nesta etapa, afinal, se o seu produto tem problemas no recebimento, a probabilidade de termos problemas no restante do percurso é grande. Então, fique atento aqui, quanto mais ágil e mais sinalizado, mais eficiente será este processo.

2) Armazenagem Clusterizada e Customizada. Um cluster, no mundo da indústria, é uma concentração de empresas que se comunicam por possuírem características semelhantes e coabitarem no mesmo local. Elas colaboram entre si e, assim, tornam-se mais eficientes. Este conceito foi popularizado pelo economista Michel E. No armazenamento num centro especializado como a Soulog, você tem a mesma vantagem. Afinal, cada empresa consegue dentro de um mesmo local, aproveitar as vantagens de ter produtos de empresas atuantes no mesmo segmento ou com características similares. Todos os investimento de equipamentos ou processos especiais podem ser barateados a partir do momento que você precisa customizar.

3) Pedido Integrado. Parece muito óbvio, mas não é! Em alguns e-commerces, grandes ou pequenos, acontecem o workaround ou a gambiarra, traduzido, e acaba que muitas vezes as baixas de estoque ou o sistema do ERP não conversa com o sistema do e-commerce. No caso, aqui, é de extrema necessidade que isso funcione e, funcione bem. Afinal a acuracidade do estoque depende de processos com ótima comunicação

4) Smart Picking & Packing Personalizado – Com o Smart Picking todo o processo de separação se torna preciso, rápido, dinâmico e intuitivo. Tudo isso para atingimento mais eficiente das modalidades mais amadas pelo cliente final: Same Day Delivery, D0 ou D+1. Considerando sempre as diversas regras de separação, como FEFO, FIFO, diminuição de número de visitações, shelf life, data crítica, estado da mercadoria, separações específicas, bloqueios de estoque e muito mais. E o Packing Personalizado é sobre branding, conceito de marca. O produto pode ser exatamente o mesmo, porém a forma como ele chega a seu destino final pode ser totalmente customizada. Veja mais neste artigo.

5) Check Out, Conferência & Encaminhamento para Expedição – Aqui a mercadoria é conferida e vai para expedição. Talvez aqui seja uma parte do processo que pode ter mais intervenção humana. Onde se necessita da cautela da conferência humana para deixar que seu produto chegue ao consumidor final ou ainda a finalização da embalagem ou a organização dos itens dentro da embalagem. Na era da tecnologia, onde se encontra detalhes que só o olhar humano pode enxergar.

6) Gestão de transporte e tracking – Trackeamento de mercadorias e gestão de transportes podem ser grandes aliados a seu negócio, afinal, quanto mais informações ao cliente ou ainda parceiros realmente que estejam alinhados com a proposta do negócio, o sucesso é bem mais certo!

7) Entrega ao cliente – Cuidar para que seu produto seja entregue de forma como planejada é uma prioridade, então teste a cadeia, faça intervenções e orientações necessárias que atendam seu público e finalmente chegamos ao final do processo com o que mais importa: cliente satisfeito.

Tá bom, mas e como saber sobre tudo isso me ajuda a vender mais? Dois motivos bem simples:

  • A primeira é, muitas vezes, o negócio bate no teto e a expansão fica limitada por estar em estrutura própria e, os investimentos de novos espaços e todo o custo atrelado, acabam impedindo esse crescimento tão rápido.
  • E por último: se focar na estratégia do seu negócio é sem dúvidas a forma de crescer e vender mais!

Ficou dúvida ainda? Quer saber mais como podemos te ajudar? #vemprasoulog #fulfillmentévida

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