Nem sempre as ações de uma data comemorativa precisam de produtos novos ou promoções. Fuja da ideia de que todas as campanhas sazonais precisam de preço baixo. A nossa sugestão aqui é: dê uma cara nova aos produtos que você já comercializa em sua loja.
No outro dia circulava pelo LinkedIn uma estratégia que eles chamavam de “mesa de bar”. Claro que para o dia dos pais, o cliente não é geralmente os próprios pais, mas sim filhos e mães. A estratégia “mesa de bar” fala em conversar com o seu cliente de forma tão franca que ele se sente como se estivesse em uma mesa de bar com você, com sua marca! E nada mais gostoso do que ter esse approach (abordagem) com o seu cliente?
Aí vem as perguntas: Mas minha marca não tem nada com bar! Então, atraia como se tomassem uma xícara de chá! O mais importante é: fale a linguagem do cliente.
Uma das especialidades da Soulog é o Press Kit e, essa é uma habilidade que pode ser muito útil para a forma com que você irá apresentar os seus produtos. Dentro de um fornecedor, muitas vezes, pelo relacionamento, conseguimos estabelecer parcerias valiosas, então porque não apresentar o seu produto conforme a data e ainda se juntar a outra marca para acrescentar valor.
Em um artigo anterior falamos sobre o “Sampling”.
Em bom português, sampling significa distribuir amostra grátis. Muitas pessoas associam as amostras grátis ao lançamento de algum produto (“grátis” e “novo” são palavras muito poderosas no marketing). … levar amostras a lugares que não vendem o seu produto, mas que são frequentados pelo seu público-alvo.
Hoje já temos um novo modelo de sampling, o e-sampling, vou deixar o link da matéria completa no Meio de Mensagem, mas leia o trecho: Tão associado ao ponto físico, o sampling — ou a popular amostra grátis — se reinventou no meio digital. O novo modelo usa a internet como base para identificar e se relacionar com potenciais consumidores, em um processo mais barato e eficiente. O foco do novo sampling continua a ser o mesmo: propiciar a experimentação do produto. Porém, criando estratégias conectadas com o perfil e a necessidade dos consumidores, contribuindo para a experimentação de determinado produto e que futuramente venha considerar no momento da compra.
Então se você ainda não tem sua estratégia de dia dos pais, corre que ainda dá tempo!