Blog Soulog

Falou tendência? Conheça a Logística Lean

Este mês tiramos para falar de tendência. Falamos sobre os drones, economia circular, IA e até os vestíveis, os equipamentos para ajudar cada colaborador no seu pedaço da logística. Porém uma coisa que é sem dúvidas importantíssima para o seu negócio, é o aproveitamento dos seus recursos da melhor forma possível. Vamos falar sobre uma outra tendência, a Logística Enxuta ou a Logística Lean.

Mais do que um conceito, a Logística Lean é uma filosofia a ser adotada por todos os colaboradores de uma empresa. Com intuito de trabalhar com operações enxutas e mais eficientes, a logística lean visa otimizar constantemente os processos rotineiros de supply chain por meio da redução de custos.

Quais são os princípios da Logística Lean:

● Envolvimento de todos os colaboradores da empresa. Aqui não tem como todos terem responsabilidade sobre o processo.

● Autonomia e responsabilidade de todos os envolvidos. Cada um precisa ser responsável por suas entregas ou correções de processos, caso necessário.

● Trabalho em equipe. Sabe aquela frase da Clarice Lispector? “Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe.”. Aqui faz muito, mas MUITO SENTIDO.

● Aprimoramento das atividades a fim de evitar retrabalho. O Brasil é sem dúvidas o país da gambiarra. A gente vai dando um jeitinho, um jeitinho e quando vê, para aquele jeitinho funcionar, a gente precisa fazer mais cinco processos em cima dele. Aqui não existe isso, prioriza-se fazer um trabalho bem feito para não termos problemas depois.

● Documentação das melhores práticas para tornar padrão processos e atividades operacionais. Não precisa ter uma certificação, se você for pequeno, mas trabalhe como se um dia fosse ter. Organização de processos, documentação é fundamental para saber o que já melhorarmos e não queremos errar de novo.

Quais os objetivos da Logística Lean:

● Aumento de qualidade. Uma das principais vantagens de adotar a Logística Lean é a certeza de que a empresa está operando com o mínimo de falhas e desperdícios.

● Melhora na padronização. Se você tem os processos documentados e padronizados, você melhora a organização e também diminui a possibilidade de falhas. Cada um dos aspectos estão interligados.

● Otimização do tempo. Nada mais precioso para a escala de um projeto do que o tempo. A otimização, mesmo que pequena, em cada etapa, vai somar no final, uma quantidade essencial para o crescimento.

● Redução de custos. Aqui nem preciso dizer que em qualquer negócio é fundamental entender se é possível reduzir custos, só assim, aumentamos a lucratividade.

● Proporcionamento de melhoria contínua. Não é porque um processo funciona hoje, que ele funcionará amanhã, então revisitar os processos é sem dúvidas essencial para manter a excelência.

Quais os benefícios da Logística Lean?

O ganho mais evidente é a maximização dos lucros. Afinal, a ideia é diminuir gastos desnecessários e aumentar a produtividade, já permeia o único resultado: crescimento sustentável a longo prazo.

Por que é tão difícil implantar o Lean?

Primeiro porque não existe um modelo pronto que se aplique em todas as empresas, você vai precisar entender qual processo e quais etapas precisarão ser reformuladas e, por outro lado não tem uma forma ágil de se fazer essa implementação: os líderes devem estar dispostos a fazê-lo lentamente, passo a passo. Sei que dá trabalho, mas treinar a equipe no Lean, avançar alguns para o Green Belt e o Black Belt, não é fácil. Precisa ter visão e liderança para que não haja falha ao implantar o Lean, senão, a cadeia ficará comprometida.

E se eu te falar que a forma mais fácil para garantir que o Lean seja implantado seja através de uma soft skill? A Toyota, que tem cultura do Lean, diz que o que quer que sejam os constrangimentos, seja qual for o desafio, eles podem ser resolvidos. Ou seja, para você implantar o Lean, você precisa ser um otimista! Está preparado?

E para manter o processo de forma redonda, eles usam uma ferramenta chamada “fluxo de valor de pessoas”, que consiste em contratar as pessoas certas para os cargos certo, depois treiná-las de forma exaustiva, até todo o processo está dominado e, por fim, elas entram na fase de engajamento que é entender de forma poderiam fazer melhor aquela atividade do que aprenderam, que já entra na parte de melhoria contínua.

Lembre-se só de uma frase quando pensar em Lean: As exigências de excelência, racionalização e processos enxutos são intransigentes.

Gostou das dicas?

Conhece a Soulog? Fale com a gente! Mais artigos: https://www.soulog.com.br/blog

#vemprasoulog #fulfillmentévida

Compartilhe

WeCreativez WhatsApp Support
👋 Olá, como podemos ajudar?
Rolar para cima