Blog Soulog

Inteligência Artificial à Disposição da Logística

Quando falamos sobre Inteligência Artificial, achamos que é muito caro e só para os gigantes, Porém, cada vez mais fica mais barato e possível para todos da cadeia. O intuito deste artigo, é primeiro te deixar atualizado sobre novidades e tendências na Logística e, por fim, entender de que forma você pode melhorar os seus processos.

Antes de mais nada, vamos entender o conceito do que é Inteligência Artificial. Inteligência artificial (IA) é um campo das ciências da computação, no qual máquinas realizam tarefas como aprender e raciocinar, assim como a mente humana.

E precisamos entender os dados, de acordo com um levantamento do IDC (International Data Corporation) estimou-se que os investimentos em inteligência artificial cresceriam cerca de 46% anualmente e se tornarão uma indústria de US$ 52,2 bilhões até 2021 (mais informações no link). Ou seja, muito dinheiro vai ser investido.

Como a Logística pode ser Impactada pela IA?

Vamos começar do fim para o começo nas dicas e depois ir voltando para a operação dentro de casa, com os três exemplos, entre muitos.

Agiliza na fiscalização e rastreabilidade

Para quem reclama do Brasil, neste quesito estamos a frente de muitos países, pois lideramos a rastreabilidade de mercadorias mesmo que para exportação, um exemplo disso é o sistema de radar siscomex (mais informações no link), que faz com que o processo utilize os dados e aplicá-los através de IA para facilitar a fiscalização e a tributação. Um processo mais eficiente assim, permite que a exportação seja cada vez mais estimulada.

Mais Satisfação do Cliente

A IA, nos E-commerces, já é utilizada para maior satisfação dos clientes, porém, hoje, os planos de entrega ficam muito mais nas parametrizações do sistema através de um humano, do que deixar com a “máquina”. A IA, emprega na gestão de entrega, aprende sozinha, se em determinada região é melhor utilizar a transportadora X ou Y, pois ela aprende de acordo com o nível de excelência. E quanto mais informação, mais inteligência é empregada.

Armazenagem

Sabemos o quanto complexo é definir estoque de alguns tipos de categorias de produtos, por exemplo, alimentícios e perecíveis. Eles necessitam de muito cuidado, caso contrário, a possibilidade de prejuízos pode ser enorme. A IA aqui, deixa o processo mais seguro e confiável, porque os softwares inteligentes são capazes de personalizar tais atividades de acordo com as necessidades específicas do negócio e características das operações de cada cliente, ou seja, a possibilidade de perdas independente do seu negócio, pode ser evitada dessa forma.

Ou seja as, a Inteligência Artificial otimiza:

● o melhor momento para recebimento de mercadorias;
● o planejamento das melhores rotas para o transporte;
● o preparo das mercadorias para envio;
● a devolução de mercadorias para e-commerces;
● a melhor alocação de cargas em armazém;
● a distribuição dos produtos dentro do prazo previamente estabelecido.

Gostou das dicas?

Conhece a Soulog? Fale com a gente! Mais artigos: https://www.soulog.com.br/blog

#vemprasoulog #fulfillmentévida

Compartilhe

WeCreativez WhatsApp Support
👋 Olá, como podemos ajudar?
Rolar para cima