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Você sabe o que é logística reversa e quais são os seus benefícios?

O que é logística reversa? E o que é logística reversa para o e-commerce?

A logística reversa ou também conhecida como logística inversa ou logística de pós-vendas nada mais é do que uma etapa da venda onde o cliente solicita a troca ou a devolução de uma mercadoria que deve retornar ao e-commerce.

Dentro da Lei do Consumidor, para vendas em e-commerce, o cliente pode solicitar a devolução do produto em até 7 dias corridos conforme o artigo a seguir: “De acordo com o Art. 49 do CDC, quando a aquisição de um produto ocorrer fora do estabelecimento comercial (por telefone, em domicílio, através de internet ou por outro meio similar) o consumidor tem o prazo de reflexão de 7 (sete) dias corridos, a contar da data do recebimento do produto ou assinatura do contrato, para desistência. A contagem do prazo inicia-se a partir do dia imediatamente posterior à contratação ou recebimento do produto, incluindo os finais de semana ou feriados”.

Considerando o crescimento do consumo, o volume de matéria-prima e a preocupação com o meio ambiente, as empresas necessitam reestruturar seus processos logísticos, planejando e implantando o sistema de logística reversa como complemento do processo logístico. A logística reversa pode ser alvo de perda financeira, ou se bem tratada, pode ser um adendo para agregar valor ao seu negócio.

Como tratamos a logística reversa na Soulog?

A expectativa do cliente merece ser cumprida! Por isso, a Soulog se especializou em Logística para E-commerces, o que inclui também a logística reversa. Sugerimos que este processo começa em uma boa redação da Política de Trocas & Devoluções melhorar a satisfação do cliente com relação ao que se trata este ponto já no momento da compra. E o outro ponto fundamental é a comunicação do que o CX (Costumer Experience) ou SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) trata na ponta com o cliente e o que se tem de fato disponível em estoque para uma possível troca. Nossos serviços de distribuição preenchem armazéns e ajudam a expandir as oportunidades de todos, sem que o bolso seja afetado: a resposta é planejamento. Somos parceiros de fulfillment. Conteúdo que engloba todas as operações necessárias para atender o cliente. O fulfillment, com o uso de softwares possibilita uma maior integração da operação e toda a cadeia produtiva, o que torna o processo ainda mais eficiente.

O que fazer com essa mercadoria? Ela pode voltar a prateleira ou deve ser descartada? Há condições mínimas que devem ser consideradas para este produto voltar e, às vezes receber de volta este produto pode minimizar, por exemplo, um problema ainda maior, jurídico, que perdendo ou ganhando, gera custos ao negócio.

Acreditamos que a exigência de respostas instantâneas impacta diretamente no desempenho e-commerce e o quanto essa e-commerce geri isso, faz com que o CPA (Custo Por Aquisição – de Clientes) seja ou não justificado, pois a fidelização está a partir daí. Um dos fatores que são essenciais para o crescimento dos negócios.

Ou seja, um bom processo de logística reversa pode agregar grande valor aos seus resultados financeiros. Então, contar com um gerenciamento e reintegração de forma profissional de seus produtos, geram práticas simplificadas, redução de desperdício e lucros contínuos. Os processos de logística reversa podem aumentar sua eficiência, reter clientes e promover o crescimento de seus negócios.

A Soulog é a empresa certa para cuidar disso para você!

Dica: incentive políticas generosas de devolução. Isso colabora para que os distribuidores e varejistas peçam maior estoque do que esperam vender, o que pode aumentar os custos de estoque para os fabricantes.

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