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26 de novembro de 2021, a Black Friday

Planejamento Black Friday

Estamos em countdown da data mais importante para o comércio eletrônico brasileiro, você já está preparado?

Daqui há exatamente 4 meses, vamos ver uma das datas mais esperadas do ano, a Black Friday. Uma diferença é que a partir de 2020, o formato de consumo mudou, porém temos novidades e outras características que foram mantidas. 

Então para te ajudar, listamos aqui alguns pontos fundamentais para o seu planejamento.

#1: Esquenta Black Friday

Quem aí já teve a experiência de decidir fazer uma campanha de última hora e a agência responder que não se tem tempo hábil?

O que acontece é que para quem é PME (pequenas e médias empresas) e, os investimentos de mídias não tem tanta cobertura ou investimentos tão altos, a campanha pode ser melhor caso ela tenha um “aprendizado” antecipado e, então outubro, para quem sabe aproveitar a pré-Black Friday, tem sido um sucesso a parte. Outra estratégia é transformar o mês em Black, que tal uma Black November? O que vale aqui para é entender qual o formato de decisão de compra do seu cliente com relação aos seus produtos e, não deixar de na data, fazer ofertas sensacionais. Pode ver mais dicas no artigo do Gustavo Perina, sobre Black Friday para o E-commerce Brasil, aqui.

#2: O consumo segue consciente

 Se por um lado, temos mais consumidores disponíveis na internet. Temos duas realidades a serem consideradas: as lojas físicas aprenderam a trafegar no mundo digital e o consumo está mais consciente. Antes, a estratégia da Black era “pegar”os estoques encalhados e só promocioná-los porque já se tinha uma demanda.

Agora, a estratégia precisa ser bem mais planejada e estratégica. A dica é negociar com fornecedores, buscar promoções realmente que os clientes queiram ou seja foco no cliente.

Entenda o consumidor durante a pandemia aqui, o que mudou?

#3: Automização para atendimento e logística

Promoções claras, informações claras e agilidade nas informações operacionais são fundamentais para os resultados serem positivos. Mesmo se as campanhas forem feitas de forma estruturadas, é importante ter um BackOffice preparado para que não sejam gerados cancelamentos, por exemplo.

Nós da Soulog temos uma estruturada preparada para estes momentos serem um sucesso, a logística e o apoio de informações sobre as entregas são grandes motivos de SAC, então, temos uma estrutura para ajudar os e-commerces.

Para entender o que temos de diferente dos outros anos, veja nossos conteúdos passados aqui.

#4: Os hábitos de pandemia serão mantidos

O novo normal é passado, porém os hábitos de segurança com a saúde ainda são parte da rotina. O fator econômico não pode ser desconsiderado. Passamos por mais de 500 dias de pandemia que geraram uma ansiedade de dias sem previsão. O primeiro semestre de 2021 foi d altos e baixos, tivemos os que conseguiram se manter em vendas altas e, tivemos os que tiveram retração importante pós-pandemia. O que é mais importante saber é que o consumidor está preocupado ainda, seja pela própria infecção de COVID-19 e suas variantes ou sobre o gasto excessivo e suas economias a partir de um mal aproveitamento da renda.

Veja a matéria completa aqui da Revista Veja sobre o Consumo:

  • Consumindo menos: 54% dos brasileiros passaram a comprar apenas o essencial.
  • Consumindo on-line: como consequência do fechamento de todo o varejo considerado “não essencial”, 62% dos brasileiros estão visitando menos lojas físicas e 32% aumentaram as compras on-line de alimentos.
  • Descobrindo” a vida em casa: se até o início da pandemia o comportamento padrão era “sair para viver”, tendo a casa como um lugar de refúgio.

Pode ter certeza que vamos falar mais sobre Planejamento de Black Friday. 🤗

Quer ver mais artigos sobre a pandemia? Pandemia Corona Vírus.

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#vemprasoulog #fulfillmentévida

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