Blog Soulog

Armazenagem como Chave de Sucesso

Armazenagem Chave do Sucesso

A armazenam é uma das etapas do processo logístico que mais necessidade de planejamento e processos. Para ter sucesso nesta etapa, temos algumas dicas, afinal somos especialistas. 😉

Caso você se interesse pelo assunto, recomendamos que olhe outros artigos aqui no blog mesmo, temos muito conteúdo que pode te ajudar!

Quatro passos eficientes que ajudarão a sua armazenagem a ter sucesso e, consequentemente o seu negócio.

Precisa reduzir gastos com a logística? Soulog descomplica!

01# Diferentes tipos de Armazenagem

Um fator importante que devemos considerar é que não existe modelo melhor ou pior e sim o mais adequado a determinada empresa, ou situação. Conhecer os diferentes tipos te ajudará a entender qual o melhor modelo para qual momento.

  • Temporária ou Sob Demanda: os materiais que demandam menor tempo de armazenamento são colocados nessa categoria que também envolve menos preocupações e ações fixas em relação ao que pretende ser armazenado. Warehousing on demand, como também é chamada, vem como a capacidade de uma empresa acessar demandas de armazenagem e atendê-las, sem a necessidade de contratos de longo prazo. Hoje para os e-commerces em épocas sazonais de vendas podem ser uma solução fantástica. Como exemplo, Black Friday ou um produto sazonal de época, por exemplo, cestas de natal, que para quem vende, aumenta muito a necessidade de armazenagem.
  • Permanente: como o próprio nome já explica, esta armazenagem depende de espaço fixo específico. É preciso estar atento a fatores como infraestrutura, capacidade, limpeza e outros para garantir uma melhor conservação e manutenção desses materiais.
  • Interna ou externa: é comum para grandes empresas adotarem a armazenagem interna, gerenciando dentro da própria instituição os cuidados essenciais com seu produto. Outra opção é adotarem a opção de armazenagem externa, que embora represente uma certa economia, representa também riscos altos de danos e furtos.

Veja no link como a Magalu cresceu seus investimentos nisso, através do link. Com 100 mil metros quadrados, começou a ser planejado há cerca de três anos para atender ao aumento da demanda da companhia. Com essa e outras unidades abertas em 2021, a capacidade de armazenagem do Magalu cresceu em 30% no ano. A empresa chega em dezembro com 21 CDs e 1 milhão de m² de área para estocagem. Considerando as lojas, até 2023 a companhia espera ter 2 milhões de m² no total.

Desde o recebimento até o envio dos produtos. A gente faz tudo.

02# Tecnologia como grande aliado

Automatização de processos e inteligência artificial, assim como tendência de 2022 é uma grande aliada para que a armazenagem dê certo.

E o pulo do gato aqui está na automatização. A automatização dos processos através de inteligência artificial garante mais previsibilidade e precisão na rotina de trabalho, o que auxilia no aumento dos lucros, redução de despesas e de esforço humano.

O que podemos ter como dica é que nem sempre a tecnologia mais cara é a que vai ser ideal para o seu negócio. Investir em uma tecnologia muito cara porque ela é boa para uma empresa maior, nem sempre é boa para o seu negócio. Analise sempre se o sistema realmente é mais adequado para sua empresa.

Desde o recebimento até o envio dos produtos. A gente faz tudo.

03# Treinamento constante

A equipe que cuida do armazenamento precisa ter ciência da importância do trabalho de cada um deles e, além disto ter conhecimento de quanto esta etapa influencia na geração de perdas e prejuízos para o negócio. Levando isto em conta, além de treinamento, a comunicação é fundamental. Através de processos de revisão constante dos processos e resultados gerados podemos destacar novos pontos de treinamento e correções necessárias.

Parece básico, mas é muito bom recordar e colocar no radar!

04# Processos simples, porém bem desenhados

Ao contrário do que muitos pensam que um processo mais complexo pode ser mais abrangente a todos os pontos de “problemas”, para armazenagem e para os modelos de negócios mais contemporâneos, percebemos que processos mais simples e mais claros são mais a prova de erros. E que podem gerar assim mais produtividade e sucesso.

Então, quando definir seus processos, pense simples, execute simples e corrija rápido.

Seguindo este passo a passo, a armazenagem, assim como o seu negócio terão muito sucesso!

Gostou das dicas?

Para dúvidas, entre em contato com a Soulog e visite nossa página de serviços. Lá você terá acesso a tudo que precisa saber sobre as soluções oferecidas por nossas equipes especializadas. Confira o blog também poderá solucionar dúvidas e ampliar seus conhecimentos sobre o que oferecemos de melhor em serviços.

#vemprasoulog #fulfillmentévida

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WeCreativez WhatsApp Support
👋 Olá, como podemos ajudar?
Rolar para cima