Mesmo quem não gosta do BBB, o programa com maior audiência da Globo, acaba sabendo sobre o que acontece na casa mais vigiada do Brasil. E o que podemos aprender com o programa? Fica ligado que é um excelente case de sucesso sobre Omnichannel. Vem ver como com a gente!
Caso você se interesse pelo assunto, recomendamos que olhe outros artigos aqui no blog mesmo, temos muito conteúdo que pode te ajudar!
Quando começaram os burburinhos sobre o BBB 22, vimos também uma briga ocupar os trend topics, a briga entre Tiago Leifert e Ícaro Silva.
Só para termos um overview do que rolou, Ícaro Silva desmentiu ir ao BBB e declarou que não gostava para resumir, Tiago Leifert indignado, respondeu. A treta gerou uma repercussão enorme e teve gente que fala que não passou de merchandising ao reality que começa em breve. Se você quiser saber mais veja neste link da UOL toda briga com prints, segue o link.
A edição do Big Brother Brasil 2022 estreia dia 17 de janeiro e, nós viemos aqui falar sobre os investimentos e resultados! Vamos ao que interessa, provavelmente você já se perguntou se vale a pena a quantidade de investimento das empresas com publicidade no programa. Nós preparamos aqui um compilado de informações para matar a curiosidade!
Na edição passada, o reality show foi o programa de maior audiência da Globo, superando a reexibição da novela Império, na faixa das 21h, segundo dados do instituto Kantar Ibope.
01# Qual o investimento?
Como ainda o BBB deste ano vai ser lançado, usaremos os dados do BBB 21. Na edição que a Globo lançou um sistema que mostrou o que o consumidor achou de cada ação patrocinada também foram mais de R$ 530 milhões de reais gastos com cotas cedidas a marcas que anunciaram durante as provas, intervalos e ações dentro do programa. E, segundo a SemRush, a visibilidade gerou 12 milhões de buscas na internet relacionadas às patrocinadoras.
Foram três tipos de cotas de patrocínio oferecidas pela Globo para anunciantes que quiseram participar do chamado “Big dos bigs”: a big (R$ 78 milhões), a anjo (R$ 59 milhões) e as especiais (R$ 18 milhões). No ano retrasado, a cota máxima era menor, de R$ 46 milhões. Em 2019, R$ 37 milhões e em 2018, R$ 34 milhões.
02# E qual foi a rentabilidade no Digital?
Listamos abaixo os patrocinadores e um exemplo do sucesso que o programa trouxe para cada um das empresas:
- MC DONALD’S: Patrocinando pela primeira vez um reality, o Mc Donald’s teve 80% mais vendas em plataformas de entrega no domingo que se seguiu à festa do pijama que a marca promoveu no BBB com relação ao mesmo dia da semana anterior.
- SAMSUNG: A vencedora da prova foi Juliette Freire, a favorita para ganhar a edição com 22,9 milhões de seguidores no Instagram (até sexta, 30). Ela escolheu receber a mensagem que determinava a sua sorte no jogo por meio do aparelho Galaxy Z Flip. No dia seguinte à prova, o aparelho constava como esgotado no site da Samsung.
- P&G: Outro produto promovido pelo programa que esgotou foi a escova elétrica da Oral-B vendida por meio digital em parceria com a Amazon, após uma prova do anjo da P&G.
- PICPAY: Durante a primeira prova do líder da fintech de pagamentos PicPay, em fevereiro, a plataforma registrou um recorde de quase 3 mil cadastros por minuto, com quase 110 mil pessoas acessando o app. Na segunda prova, foram 85 mil. Na festa com participação da cantora Iza, os cadastros subiram 51% em relação à semana anterior.
- SEARA: Na prova do líder da marca, feita para promover a linha de hambúrgueres Seara Gourmet, adicionaram pão e maionese no site e ampliaram as vendas. A taxa de conversão na ocasião foi de 35%. Antes do BBB, a média era de 7%.
- AVON: Segundo ela, o faturamento do o E-Commerce da marca e das lojas online das representantes triplicou durante o programa.
- Lojas Americanas: Em uma das ações da marca no programa, houve um aumento de 175% nos acessos ao aplicativo em comparação com a média do horário. Já o Instagram da Americanas teve um crescimento de base de 800 mil seguidores no período do programa.
Você pode ver a integra das ações na matéria da Exame no link.
03# E o Omnichannel?
Antes de falar de falar sobre o porquê os resultados foram tão impressionantes precisamos entender o conceito de Omnichannel.
O que é Omnichannel?
Omnichannel é uma tendência do varejo que se baseia na convergência de todos os canais utilizados por uma empresa. Trata-se da possibilidade de fazer com que o consumidor não veja diferença entre o mundo online e o off-line. O omnichannel integra lojas físicas, virtuais e compradores.
O que todos os patrocinadores fizeram foram entender que a audiência hoje em dia tem uma nova forma de assistir o programa: assistindo pela TV e acompanhando através das redes sociais. Como o programa já percebeu essa mudança de comportamento, os patrocinadores também.
Os patrocinadores já fazem ações casadas com o que acontece dentro da casa e os seus canais digitais, para que o conceito de Omnichannel seja garantido e o sucesso ainda mais certo!
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