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BBB: case de sucesso de Omnichannel

Mesmo quem não gosta do BBB, o programa com maior audiência da Globo, acaba sabendo sobre o que acontece na casa mais vigiada do Brasil. E o que podemos aprender com o programa? Fica ligado que é um excelente case de sucesso sobre Omnichannel. Vem ver como com a gente!

Caso você se interesse pelo assunto, recomendamos que olhe outros artigos aqui no blog mesmo, temos muito conteúdo que pode te ajudar!

Quando começaram os burburinhos sobre o BBB 22, vimos também uma briga ocupar os trend topics, a briga entre Tiago Leifert e Ícaro Silva.

Só para termos um overview do que rolou, Ícaro Silva desmentiu ir ao BBB e declarou que não gostava para resumir, Tiago Leifert indignado, respondeu. A treta gerou uma repercussão enorme e teve gente que fala que não passou de merchandising ao reality que começa em breve. Se você quiser saber mais veja neste link da UOL toda briga com prints, segue o link.

A GENTE GUARDA UNS PRINTS Sarcasmofeminino SO PRA TER PROVA DAS COISAS Só  Isso 😅😌 Sarcástica Sarcasmofeminino | Meme on ME.ME

A edição do Big Brother Brasil 2022 estreia dia 17 de janeiro e, nós viemos aqui falar sobre os investimentos e resultados! Vamos ao que interessa, provavelmente você já se perguntou se vale a pena a quantidade de investimento das empresas com publicidade no programa. Nós preparamos aqui um compilado de informações para matar a curiosidade!

Na edição passada, o reality show foi o programa de maior audiência da Globo, superando a reexibição da novela Império, na faixa das 21h, segundo dados do instituto Kantar Ibope.

01# Qual o investimento?

Como ainda o BBB deste ano vai ser lançado, usaremos os dados do BBB 21. Na edição que a Globo lançou um sistema que mostrou o que o consumidor achou de cada ação patrocinada também foram mais de R$ 530 milhões de reais gastos com cotas cedidas a marcas que anunciaram durante as provas, intervalos e ações dentro do programa.  E, segundo a SemRush, a visibilidade gerou 12 milhões de buscas na internet relacionadas às patrocinadoras.

Precisa reduzir gastos com logística? A Soulog descomplica.

Foram três tipos de cotas de patrocínio oferecidas pela Globo para anunciantes que quiseram participar do chamado “Big dos bigs”: a big (R$ 78 milhões), a anjo (R$ 59 milhões) e as especiais (R$ 18 milhões). No ano retrasado, a cota máxima era menor, de R$ 46 milhões. Em 2019, R$ 37 milhões e em 2018, R$ 34 milhões.

Avon no BBB. Juliene está se olhando no espelho, passando delineador nos olhos.
Juliette usa produtos da Avon no BBB21 – Divulgação

02# E qual foi a rentabilidade no Digital?

Listamos abaixo os patrocinadores e um exemplo do sucesso que o programa trouxe para cada um das empresas:

  • MC DONALD’S: Patrocinando pela primeira vez um reality, o Mc Donald’s teve 80% mais vendas em plataformas de entrega no domingo que se seguiu à festa do pijama que a marca promoveu no BBB com relação ao mesmo dia da semana anterior.
  • SAMSUNG: A vencedora da prova foi Juliette Freire, a favorita para ganhar a edição com 22,9 milhões de seguidores no Instagram (até sexta, 30). Ela escolheu receber a mensagem que determinava a sua sorte no jogo por meio do aparelho Galaxy Z Flip. No dia seguinte à prova, o aparelho constava como esgotado no site da Samsung.
  • P&G: Outro produto promovido pelo programa que esgotou foi a escova elétrica da Oral-B vendida por meio digital em parceria com a Amazon, após uma prova do anjo da P&G.
Os participantes do BBB 21 participando da prova da PICPAY. Todos sentados, e tem um púlpito com uma caixa em frente a cada um deles.
PicPay atinge 50 milhões de usuários com patrocínio forte no BBB 21 – Divulgação
  • PICPAY: Durante a primeira prova do líder da fintech de pagamentos PicPay, em fevereiro, a plataforma registrou um recorde de quase 3 mil cadastros por minuto, com quase 110 mil pessoas acessando o app. Na segunda prova, foram 85 mil. Na festa com participação da cantora Iza, os cadastros subiram 51% em relação à semana anterior.
  • SEARA: Na prova do líder da marca, feita para promover a linha de hambúrgueres Seara Gourmet, adicionaram pão e maionese no site e ampliaram as vendas. A taxa de conversão na ocasião foi de 35%. Antes do BBB, a média era de 7%.
  • AVON: Segundo ela, o faturamento do o E-Commerce da marca e das lojas online das representantes triplicou durante o programa.
  • Lojas Americanas: Em uma das ações da marca no programa, houve um aumento de 175% nos acessos ao aplicativo em comparação com a média do horário. Já o Instagram da Americanas teve um crescimento de base de 800 mil seguidores no período do programa.

Você pode ver a integra das ações na matéria da Exame no link.

Economize tempo, esforço e dinheiro. Facilite sua logística.

03# E o Omnichannel?

Antes de falar de falar sobre o porquê os resultados foram tão impressionantes precisamos entender o conceito de Omnichannel.

O que é Omnichannel?

Omnichannel é uma tendência do varejo que se baseia na convergência de todos os canais utilizados por uma empresa. Trata-se da possibilidade de fazer com que o consumidor não veja diferença entre o mundo online e o off-line. O omnichannel integra lojas físicas, virtuais e compradores.

O que todos os patrocinadores fizeram foram entender que a audiência hoje em dia tem uma nova forma de assistir o programa: assistindo pela TV e acompanhando através das redes sociais. Como o programa já percebeu essa mudança de comportamento, os patrocinadores também.

Os patrocinadores já fazem ações casadas com o que acontece dentro da casa e os seus canais digitais, para que o conceito de Omnichannel seja garantido e o sucesso ainda mais certo!

Gostou das dicas?

Para dúvidas, entre em contato com a Soulog e visite nossa página de serviços. Lá você terá acesso a tudo que precisa saber sobre as soluções oferecidas por nossas equipes especializadas. Confira o blog também poderá solucionar dúvidas e ampliar seus conhecimentos sobre o que oferecemos de melhor em serviços.

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