Blog Soulog

Pagamentos via WhatsApp, vai pegar?

Pagamentos via WhatsApp

Atualmente, o WhatsApp é o maior serviço de mensagens do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários ativos por mês. Depois disso, o Telegram é responsável por 500 milhões e o Signal possui entre 10 e 20 milhões de usuários ativos mensais, segundo dados da Oficina da Net, em janeiro de 2021.

No Brasil, o WhatsApp é o terceira maior rede social com mais usuários, perdendo só para o Facebook e o Youtube. E o WhatsApp está presente em 99% dos smartphones dos brasileiros, segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box. Apesar destes dados, muita gente tem medo ainda de usar uma nova funcionalidade do WhatsApp, o WhatsApp Pay.

O serviço de pagamentos WhatsApp Pay foi totalmente liberado para usuários brasileiros. A partir do dia 23 de junho de 2021, a opção de pagamentos encontra-se disponível no aplicativo de mensagens. A liberação ocorreu exatos 50 dias após a chegada do serviço no Brasil , em 4 de maio.

A fama do WhatsApp o precede e não é tão boa quando o assunto é segurança ou fraude. Pois apesar de gostarmos muito da ferramenta e entender a praticidade, todos se recordar de algum problema ocasionado pelo último apagão do WhatsApp em 2019.

Os casos de golpes que ocorrem através da ferramenta só crescem o que aumenta sobre a incerteza no momento de usar a ferramenta. Veja no link, uma matéria do Globo, falando sobre todos os possíveis golpes.

Agora que já temos um panorama do uso da ferramenta, vamos ao WhatsApp Pay.

O que é o WhatsApp Pay?

O recurso é o mesmo que uma transferência bancária (TED/DOC/Pix): o dinheiro sai da conta de quem enviou e é depositado na conta da outra pessoa, sem taxas. Nesse caso, funciona apenas com o cartão de débito.
Você pode ler mais informações no próprio site do WhatsApp, através do link.

Como ativar a função do WhatsApp Pay?

Confira o passo a passo para baixar o relatório de pagamentos da sua conta no WhatsApp. Abra o WhatsApp, vá em configurações ou clique no ícone dos três pontinhos (no canto superior direito); Selecione “Pagamentos” e depois “Facebook Pay”; No campo “Conta”.

Adicione uma única vez um cartão de débito, um cartão múltiplo com função débito ou um cartão pré-pago emitido por um dos bancos participantes para enviar e receber dinheiro. Mais informações no link.

O WhatsApp também tem uma versão Business.

Qual o limite de transferências?

Os usuários poderão enviar até R$ 1.000 por transação, com limite mensal de R$ 5.000. É possível fazer até 20 transações por dia. Os pagamentos só poderão ser feitos dentro do Brasil, e em reais. Uma observação importante é que os bancos parceiros podem estabelecer um limite menor para transações para aumentar a segurança, por exemplo.

Leia mais sobre outras formas de pagamento para e-commerce, como o PIX, através do link.

Quais os métodos de pagamentos aceitos?

O serviço será habilitado para usuários do aplicativo com cartões de débito, pré-pagos ou os chamados cartões combo (que oferece a opção débito e crédito) do Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco, Itaú, Mercado Pago, Next, Nubank, Sicredi e Woop Sicredi, com as bandeiras Visa e Mastercard.

E as fraudes?

Segundo o WhatsApp, em caso de invasão de uma conta do WhatsApp, como o golpista instala essa conta em um dispositivo diferente, ele não conseguirá realizar pagamentos, pois é necessário o uso do PIN do Facebook Pay ou da biometria para confirmar a transação, o que deve tornar as fraudes um pouco mais difíceis de acontecer. Porém, fique atento.

WhatsApp Pay Business?

Pequenos negócios que usam o Whatsapp Business poderão aceitar pagamentos através aplicativo. O Facebook Pay usa um provedor de pagamento terceirizado, a Cielo, para o processamento de pagamento.

No serviço oferecido via Whatsapp Business há a vantagem de não precisar ter uma conta em uma das instituições parceiras para receber pagamentos e não haver limite nas transações, apesar da taxa de 3,99% por transação e o dinheiro será recebido em até dois dias úteis. A Cielo também fornece serviços de pagamento adicionais, como:

  • A capacidade de receber pagamentos de clientes diretamente em suas contas bancárias
  • Rastreamento de todas as atividades de pagamento do cliente
  • Emissão de reembolsos

O WhatsApp Business foi mais popularizado por conta da Pandemia, entenda como a pandemia influenciou, através do link.

Gostou das dicas?

Conhece a Soulog? Fale com a gente! Mais artigos: https://www.soulog.com.br/blog

#vemprasoulog #fulfillmentévida

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WeCreativez WhatsApp Support
👋 Olá, como podemos ajudar?
Rolar para cima