A empresa consegue devolver o tempo para os lojistas do e-commerce, atuando na principal dor das vendas online
O mercado das vendas online nunca esteve a tanto vapor. Em 2020, o e-commerce movimentou mais de 4 trilhões de dólares e, aqui no Brasil, de acordo com levantamento do Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital em parceria com o Neotrust, o mercado registrou crescimento de 73,88% de 2019 para 2020.
Fato é que, por conta da pandemia, essa tendência do consumo online se acelerou ainda mais, fazendo com que diversos segmentos se adaptassem para a realidade do e-commerce. Mas, um eixo deste negócio ainda causa temor aos empreendedores que vendem através da internet: a entrega!
Levando em consideração a dimensão continental do Brasil, o envio dos produtos ainda é motivo de dor de cabeça para alguns empresários. De acordo com estudo do Sebrae , cerca de 60% do e-commerce acaba falindo antes de completar um ano de vida. Uma das principais causas é a logística. Foi aí, que em 2016, através da união da experiência de Edilene Loiola e Jefferson Duarte, surge a Soulog.
“Trabalho com logística há mais de 17 anos e através de uma dor de um antigo cliente, vi a possibilidade de abrir a Soulog. Aqui, nós acreditamos que a logística é o ponto focal da estratégia e determina o sucesso de um negócio”, conta Edilene Loiola, Founder da Soulog.
A startup é especializada em fulfillment, que em tradução ao português significa ‘atendimento de pedidos’. Processo completo, que acontece do momento em que o cliente finaliza a compra até a entrega do pacote embalado para a transportadora, que leva ao endereço combinado.
O intuito da Soulog é facilitar o processo operacional de um e-commerce para os pequenos e médios empreendedores, com soluções pensadas exclusivamente para cada cliente. Desta forma, agilizando o trabalho logístico e funcionando como um Centro de Distribuição e inteligência de envio: “Somos a mão na massa de quem quer vender pela internet, o off-line do dia a dia, receber, conferir, armazenar, separar o pedido, embalar, e deixar o produto prontinho para o seu cliente final”, explica Loiola.
Crescimento exponencial e mais tempo para o lojista
A Soulog se orgulha em ter processado mais de 300 mil pedidos com os mais de 250 clientes. Apenas no último ano, colaborou com um crescimento de 300% no faturamento dos empreendedores, que confiaram seu processo logístico à startup.
“Acreditamos num trabalho transparente e leal com nossos clientes. Sabemos que a logística é muito importante e por isso conseguimos adaptar os processos para atender desde o pequeno empreendedor que está iniciando sua operação até o médio empresário que já acumula milhares de vendas em seu e-commerce”, destaca Jefferson Duarte, co-founder da Soulog.
Outro ponto importante é a devolução do tempo a este lojista. Quando este processo é realizado por conta própria, ele pode demandar de 4 a 5 horas do empresário. Para Larissa Mota, publicitária e empreendedora do segmento de perfumaria, alguns fatores determinaram essa necessidade de terceirizar o processo de fulfillment:
“Desde o começo do nosso negócio, sabíamos que precisaríamos de um parceiro para a logística do nosso e-commerce. Além de não ser nossa expertise, percebemos que ficaria muito caro fazer este processo por conta própria. Além do tempo que demanda do empreendedor, existem diversas legislações da ANVISA para armazenagem do produto, por exemplo, o que demanda tempo e esforço do empreendedor, além de encarecer o custo logístico para os novos negócios”, conta a empreendedora.
Matéria do IG: Startup soluciona a logística de pequenos e médios empreendedores | Empreenda Êxito | iG