As compras feitas através da internet podem ser canceladas até sete dias após o seu recebimento sem ônus ao comprador. Isso é regra, está no CDC, o Código de Defesa do Consumidor. Então, para termos um processo bem formatado, precisamos seguir algumas regras. Então, preparamos algumas dicas para que você tenha muito sucesso:
#1 Conheça do Código do Consumidor
Mais conhecido como direito de arrependimento, o consumidor, por não ver o produto no momento da compra, tem direito de se arrepender dentro de um prazo de sete dias úteis após o recebimento, veja mais informações no link. O cliente não precisa se justificar, basta entrar em contato através de um canal especificado dentro da política da loja.
Dentro ainda deste tópico, temos outro fato importante, o custo da logística reversa fica ao cargo do e-commerce, por isso um planejamento de logística é crucial. Se os custos de vendas canceladas e devolvidas não estiverem mapeadas dentro da sua contabilidade, seu negócio está em risco. Por isso, conte com um parceiro estratégico para te ajudar nestes cálculos:
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#2 Especificidades do seu negocio, quais são?
Comece a entender quais são as regras dentro do CDC para os produtos ou serviços comercializados pela sua loja. Afinal, bem duráveis e produtos essenciais têm regras específicas ao que se diz respeito a garantia.
Em caso de problema ou defeito, a loja deve consertar o produto em até 30 dias, por exemplo. Então, aqui a regra é, entenda quais são as peculiaridades do seu negócio com relação ao CDC.
Outro fator bem importante, tenha claro em sua política especificidades como troca e devolução de produtos personalizados, afinal, como o nome do cliente, caso ele decida devolver, o prejuízo é certo!
#3 Seja claro e assertivo
Assertividade é a qualidade de algo ou alguém de fazer uma afirmação enfática sobre algo, e por ser uma afirmação, não significa que esteja correta ou errada, apenas que é defendida fortemente por uma pessoa.
Primeiro entenda tudo que precisa estar na política.
Depois, escreva de maneira clara e acessível de forma que todas as pessoas consigam ler com tranquilidade. Já se optar por escrever a política de troca e devolução em forma de texto corrido, utilize tópicos, palavras em negrito e outros elementos que facilitem a leitura, para que o leitor se dedique ao que está escrito até o fim do documento.
Por fim, reveja sempre que puder este processo! E “conserte” o que precisa ser arrumado. Uma metodologia legal é a Agile, do gráfico acima.
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