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Logística é Commodity?

O que faz um serviço ter precificação diferenciada dos commodities?

Commodities são produtos de origem agropecuária ou de extração mineral, em estado bruto ou pequeno grau de industrialização, produzidos em larga escala e destinados ao comércio externo. Seus preços são determinados pela oferta e procura internacional da mercadoria. No Brasil, as principais commodities são o café, a soja, o trigo e o petróleo.

Fazendo uma analogia ao real significado da palavra commodity, porque logística é ou não é um commodity?

O mercado logístico no Brasil cresceu de forma muito importante nos últimos anos. Com o crescimento das vendas online, a necessidade de entregar os mais diferentes tipos de produtos também cresceu. 

Porém vemos que um dos principais desafios no processo logístico é o que chamamos de entrega de última milha, ou last mile – ou seja, o trajeto final entre os centros de distribuição ou das lojas de uma empresa até o endereço de entrega do cliente. 

Essa fase é uma das mais importantes no e-commerce, ainda mais em um país de dimensões continentais como o Brasil, pois os reflexos de qualquer problema nesta etapa atingem diretamente o consumidor, o que pode gerar insatisfação e perda de confiança no vendedor. 

Antes da pandemia, o Brasil já estava atingindo 200% do que era previsto de crescimento nesse setor, e os investimentos em logística last mile têm se mostrado cada vez mais importantes para o sucesso das entregas. 

Mas porque Logística não é commodity?

Veja abaixo seis justificativas de como você deve escolher sua logística:

imagem retirada do Canva.

#1:: PRODUTO

Quando falamos de um produto que é um commodity, o produto é sempre o mesmo ou muito parecido, ou seja, não há diferenciação. Já quando falamos de um serviço logístico, precisamos avaliar diversas competências do prestador de serviços e principalmente, resolver problemas complexos junto com o cliente. Ou seja, você tem produtos diferentes oferecidos por muitos concorrentes. 

imagem retirada do Canva.

#2: PREÇO

Se o produto é o mesmo quando falamos de commodity, a escolha mais sensata é fazer pelo preço mais barato, mais competitivo, que não vai ter diferença. Já no serviço logístico, o preço é de acordo com o projeto, podendo ser negociável ou não pelo nível de complexidade. 

imagem retirada do Canva.

#3: CONCORRÊNCIA

No mercado de commodities, muitas vezes os concorrentes já são conhecidos e estabelecidos de acordo com a qualidade do produto ofertado. Já em um serviço logístico, você não tem um produto, então precisa escolher pela reputação, recomendação e experiência técnica de acordo com o expertise do seu negócio. 

imagem retirada do Canva.

#4: CRITÉRIO DE ESCOLHA

Como já falamos antes, o produto sendo o mesmo, o preço deve ser o decisor. Aqui, em logística, ficamos com o melhor custo versus benefício. O que isso quer dizer? Quantas vantagens de serviço a mais você consegue pelo mesmo valor sem perder na qualidade ou confiança? Lembre-se que as vezes o barato pode sair caro.

imagem retirada do Canva.

#5: VALOR

Para logística há sempre o valor agregado do que realmente faz diferença para o cliente. Por exemplo, rastreabilidade e planejamento de entrega dentro do prazo ou até antes. Então, quando for escolher uma logística, escolha a que consiga agregar valor ao seu negócio. Pode ter certeza que esta conta dá muito certo a curto e a longo prazo. Um sistema de troca e devoluções eficiente também poderá te ajudar muito.

Leia mais sobre rastreabilidade no link.

imagem retirada do Canva.

#6: RELACIONAMENTO

Hoje o seu produto já consegue sim gerar um determinado relacionamento com o seu cliente, seja pela qualidade ou o seu grau de customização, mas é no serviço que você consegue fazer total diferença no processo. É onde, se você falhar, você verá o seu cliente mais chateado, isso se ele voltar a ser seu cliente. Então, se preocupe em escolher um parceiro logístico que assim como nós da Soulog, se preocupa com o seu cliente tanto como você! 

Espero que as dicas tenham te ajudado! 😉 

Leia mais aqui sobre consumidor 5.0 e entenda a importância do relacionamento com o seu cliente, segue o link

Gostou das dicas?

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