Buscar solução para vender mais é uma constante. A nossa dica é fazer um Saldão em Janeiro, leia os dados sobre como fazer um saldão de sucesso.
Não tem como falar de janeiro sem olhar para a Black Friday, mês de novembro, e o que aconteceu em dezembro.
Que novembro é o melhor mês para o comércio eletrônico (e cada vez mais, para o varejo), isso ninguém mais duvida. Em relação a novembro, o mês da Black Friday, dezembro teve uma baixa de 14,76% na audiência do e-commerce no Brasil, movimento dentro do esperado. Com o investimento e a demanda em queda em dezembro, alguns lojistas trataram isso como oportunidade e cresceram enquanto outros acompanhavam a tendência de queda.
Agora, quando analisamos a audiência dos sites alguns números chamam a atenção. O principal deles é que a soma de visitas a sites de e-commerce em novembro de 2021 caiu -15,87% em relação ao mesmo mês em 2020. Entretanto, as visitas não significam necessariamente vendas, embora exista uma correlação – sempre temos maior oportunidade de vendas quando temos maior visitação.
Ações mais longas por sazonalidades
Índices como NielsenIQ | Ebit e Neotrust apontam, respectivamente, uma alta de 4,4% e 5,1% nas vendas na data da Black Friday deste ano. Em ambos os casos, o crescimento ficou abaixo da inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que teve alta de 10,67% nos últimos 12 meses. Descontando inflação, as vendas “caíram” cerca de 5%. Agora, a NielsenIQ | Ebit apresenta um acumulado de alta de 19% nas vendas em novembro, o que mostra que as vendas estão mais distribuídas durante todo o mês e não só na data do evento em si.
Falamos muito aqui sobre a campanha Esquenta Black Friday que realmente tomou o seu lugar nas vendas.
O começo do ano é uma época tradicional de campanhas promocionais das redes varejistas. Um dos maiores do país no comércio eletrônico, o Mercado Livre deu início no dia 07 de janeiro, ao seu tradicional saldão de janeiro, com ofertas com até 70% de descontos em todas as categorias.
Tipicamente janeiro era um mês ruim de vendas: o ano começava só depois do Carnaval. Agora, buscar estratégias como os Saldões, além de não deixar mercadoria parada, pode ser uma grande saída para reverter os números baixos de vendas.
Como planejar um Saldão em Janeiro de sucesso?
Quem pode fazer uma queima de estoque?
Estoque parado é sinônimo de dinheiro parado.
Atente-se para que sua queima de estoque não resulte em prejuízos. Ter lucratividade é fundamental, ainda mais agora, no comecinho de um novo ciclo.
Começamos o ano sempre com muitas despesas: IPVA, matrícula na escola, material escolar, entre outras. Pesam bastante no bolso! O que vai fazer o seu cliente comprar e sair dessa rotina de não consumir por altas despesas é você em sua loja ter descontos realmente atrativos para que a ação não seja furada.
Ofereça mais de um tipo de desconto
Descontos progressivos, compre e ganhe ou combos promocionais fazem sucesso e aumentam seu ticket médio, pense nisso!
E que tal descontos especiais para os clientes da sua base? Pode ser uma outra grande alternativa.
O que esperar de 2022? Leia aqui.
Só preço bom, não! Precisa ter exposição e divulgação
Utilize-se de seus canais de divulgação para que seus clientes saibam que você está fazendo um Saldão em Janeiro e tem ofertas bem atrativas.
Além disso, coloque seus produtos de uma forma destacada, arrume a vitrine de home e categorias para que os produtos ofertados estejam em destaque.
Urgência é a palavra
Seu cliente precisa saber que pode ficar sem a promoção! Estoque limitado ou tempo determinado, se ele não comprar rápido pode ficar sem a promoção imperdível. Tenha um ótimo CTA (Call-to-Action)!
Cadeia de Suprimentos Circular é uma parte deste tipo de política, leia mais: link.
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