Blog Soulog

O que esperar de 2022?

Que tal saber as cinco principais tendências para 2022 em negócios? Assim, quem sabe, alguma delas entra em suas resoluções para 2022.

As resoluções de começo de ano são mais que importantes para um bom planejamento. E para quem acha que as metas pessoas não estão relacionadas ao sucesso profissional se engana. Elas são tão importante do que você revisitar seu planejamento e ver, se para aquele momento, aquele objetivo faz sentido, também estar sempre atualizando este planejamento.

Objetivos claros e ter planos de ação: são forma de você atingir seus objetivos de forma concreta.

O que vemos também já é que a busca pela qualidade de vida e comodidade está no mapa de tendências desde 2020 e isso não mudou. Para saber quão fácil ou complexo será para atingir este objetivos, preparados uma lista de tendências para 2022, quem sabe você tira alguma inspiração!

Uma imagem que ilustra "segurança da informação" em azul tem uma cadeado brilhante e uma mão atrás com as digitais também em destaque.

01# Segurança da Informação

Um relatório da Infosec indica que cerca de 97% das pessoas no mundo não conseguem identificar um e-mail de phishing, enquanto uma em cada 25 pessoas costuma cair nesse golpe. Para além da implementação de firewalls e políticas sofisticadas de TI, fica cada vez mais evidente a importância do investimento em conhecimento humano.

Phishing é uma técnica de crime cibernético que usa fraude, truque ou engano para manipular as pessoas e obter informações confidenciais.

retirado do site da AVAST

Mais do que uma obrigação legal, a conformidade com a LGPD têm se mostrado como uma responsabilidade ética e social no mercado brasileiro, e as organizações que negligenciam a adequação à LGPD correm sério risco de terem sua reputação comercial prejudicada.

Então se você ainda esta por fora sobre este assunto, vale olhar com bastante cautela. Leia mais através do link, sobre as tendências de segurança da informação para 2022 através do link.

Leia sobre este artigo que demonstra a importância do LGPD: Mega vazamento de dados.

é uma pessoa segurando cubinhos em madeira com as letras ESG em colorido, a pessoa esta de camisa azul, não é possível ver o rosto dela. Com a outra mão ela faz um joia com o dedão.

02# ESG

O que é o ESG? Environmental, social and corporate governance. Traduzido do inglês: Governança Ambiental, Social e Corporativa. E é uma avaliação da consciência coletiva de uma empresa em relação aos fatores sociais e ambientais. Normalmente, é uma pontuação compilada de dados coletados em torno de métricas específicas relacionadas a ativos intangíveis dentro da empresa.

E é uma política corporativa que os investimentos que priorizam a sustentabilidade, com valores que incluem uma abordagem ambiental, social e de governança. Não podemos dizer que eles são novos, pois diversos países já os utilizam há mais de uma década. Para saber mais sobre o ESG, leia mais nesta matéria da Folha de S. Paulo, através do link.

Algumas dicas de como você pode implantar o ESG na sua empresa:

  1. Entenda o conceito e a amplitude do ESG.
  2. Crie um conselho de ESG.
  3. Use o compliance para revisar práticas já existentes.
  4. Crie novas práticas e indicadores.
  5. Realize ações de conscientização dos colaboradores.
  6. Atue com transparência e controle.
o fundo é em azul claro, tem um notebook aberto com um mini carrinho de compras de supermercado com vários pacotes embalados em papel kraft.

Cadeia de Suprimentos Circular é uma parte deste tipo de política, leia mais: link.

03# Clube de Assinaturas

Segundo um levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, somente em 2020, o mercado de assinatura movimentou mais de um bilhão de reais, sendo que, no primeiro trimestre de 2021, o número de novos assinantes cresceu 32% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Isto porque para os negócios, mais previsibilidade e para o cliente, mais comodidade.

E um exemplo de Clube de Assinaturas que deu certo é a Far.me, que é uma healthtech de entrega de medicamentos, apostou na assinatura de pacientes crônicos, que recebem seus medicamentos mensalmente de acordo com a sua necessidade. Criada em 2018, o serviço foi impulsionado pela pandemia e cresceu 233% em 2021.

FAR.ME BOX
Medicamentos de uso recorrente? Economize e deixe de se preocupar com a compra, estoque e separação de remédios.
O seu tratamento contínuo pode ficar mais prático e seguro. Com a Far.me Box seus remédios são organizados e entregues a cada 30 dias na sua casa - todos já separados por dose, dia e horário
 Acompanhamento farmacêutico do seu tratamento.  Menor risco de falha ao tomar os remédios.  Cancelamento grátis.

Temos aqui um artigo sobre logística e assinatura. Leia mais no link.

Uma mão humana com o uma mão robô encostam seus indicadores. A imagem tem aquelas desenhos com linhas e pontos que remente tecnologia.

04# Robôs colaborativos e humanos trabalhando juntos

Parece coisa dos Jetsons, mas não é. A realidade que os robôs já fazem tarefas chegou, eles atuam em atividades repetitivas ou perigosas aos humanos. Um exemplo de robôs colaborativos no nosso mercado é a Virtus Automation & AI, que como o próprio nome já fiz, faz automação e trabalha com Inteligência Artificial. Vai ajudar muito trabalho repetitivo, dando mais velocidade aos negócios.

Quais são as características de robôs colaborativos?

A ISO 10218-1 coloca 4 características principais que definem um robô colaborativo:

  1. Parada automática de segurança;
  2. Capacidade de aprendizado manual;
  3. Ajuste de velocidade automática na presença de humanos;
  4. Limitação de potência e força face a situações anormais.

O que é um robô colaborativo?

Um neologismo a partir da combinação das palavras “colaboração” e “robótica”, o termo “cobotics” se refere à colaboração entre uma pessoa e um robô. O objetivo desses cobots ou robôs colaborativos é automatizar uma grande variedade de tarefas e realizar trabalhos em colaboração mais estreita com as pessoas.

Os Jetsons: lembra dessa família do futuro?

Leia sobre Blockchain através do link, tem a ver tudo com este assunto!

o cenário é uma sala de uma casa, tem uma xícara com lápis e canetas coloridas. podemos ver o notebook com várias pessoas que simulam uma aula online e de costas uma menina com cabelo chanel.

05# EaD mais parrudos

O número de alunos do Ensino Superior estudando na modalidade a distância (EAD) será maior que na presencial em 2022, segundo um estudo da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) em parceria com a empresa de pesquisas educacionais Educa Insights.

Então, o que esta esperando? Bóra estudar!!

Tendências do EaD para 2022:

  • Personalização do Ensino
  • Ensino Híbrido
  • Intensificação da formação dos professores junto a tecnologia
  • Investimento na Experiência do aluno

Você já usa TikTok? Não? Leia mais aqui.

Gostou das dicas?

Conhece a Soulog? Fale com a gente! Mais artigos: https://www.soulog.com.br/blog

#vemprasoulog #fulfillmentévida

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WeCreativez WhatsApp Support
👋 Olá, como podemos ajudar?
Rolar para cima