Quando ouvimos falar sobre blockchain, imaginamos algo muito complicado. Porém, se a gente fizer a análise do que se trata, vemos a quantidade de problemas que podemos solucionar através dela. Baseando-se nessa tendência, trouxemos aqui algumas informações que podem te ajudar a estar por dentro deste assunto. Bóra?
Usamos informações do site da IBM para trazer o significado de Blockchain. A definição do que é está abaixo e, você pode ler mais sobre o assunto aqui.
Qual a definição de blockchain?
A blockchain é um livro-razão compartilhado e imutável que facilita o processo de registro de transações e o rastreamento de ativos em uma rede empresarial. Um ativo pode ser tangível (uma casa, um carro, dinheiro, terras) ou intangível (propriedade intelectual, patentes, direitos autorais e criação de marcas). Praticamente qualquer item de valor pode ser rastreado e negociado em uma rede de blockchain, o que reduz os riscos e os custos para todos os envolvidos.
Quer saber mais sobre pagamento via WhatsApp? Leia mais aqui.
Com a definição do que é blockchain, já podemos imaginar a resposta da próxima pergunta. Porém falar sobre a importância também é fundamental, vamos ler a seguir.
Por que a blockchain é importante?
As empresas dependem de informações. Quanto mais precisas e rápidas de receber elas forem, melhor.
A blockchain é ideal para entregar informações. Elas estão disponíveis de forma imediata, compartilhada e completamente transparentes. E também são armazenadas em um livro-razão imutável que pode ser acessado apenas por membros da rede autorizada. Uma rede blockchain pode acompanhar pedidos, pagamentos, contas, produção e muito mais. Como os membros compartilham uma visualização única dos fatos, é possível ver todos os detalhes de uma transação de ponta a ponta, o que oferece maior confiança, eficiência e novas oportunidades.
Lendo estes dois trechos já sabemos porque ele vai mudar completamente o conceito de logística, afinal, informações imutáveis que vão gerando histórico e de forma imediata? É tudo o que a gente precisa para ter mais precisão e economia.
Ainda está pensando nas vendas de Natal? Tem um artigo aqui sobre as vendas de Natal.
E o blockchain para a logística?
O maior benefício que o blockchain trás para a logística é segurança para o seu negócio com informações vitais e estratégicas ao negócio em fontes confiáveis.
Quando estamos em uma operação de e-commerce, acontece algumas vezes situações como esta: temos uma reclamação de entrega, falamos com a transportadora que diz que vai atrasar muito além do possível. Então, resolvemos despachar outra mercadoria, por outra modalidade para atender o cliente.
E algumas vezes a carga que falamos com a transportadora chega antes da que fizemos o reenvio. Se isto acontecer com frequência, pode ser um grande problema. O reenvio gera custo sobre custo.
Estes dois modelos da Intelipost ajuda explicar de forma bem clara e ilustrativa exatamente porque o blockchain resolve. Você pode ler mais no site deles, através do link.
Como a informação está em toda a cadeia, temos a possibilidade de tomar decisões de forma muito mais precisa e assertiva, sem gastos excessivos.
O Facebook virou Meta, você sabe porque? Leia mais aqui.
Agora que você já entendeu o que é blockchain, pelo menos de forma mais simplificada. Será que funciona no Brasil?
Algumas perguntas pertinentes:
- Os dados da empresa, neste modelo, parecem trafegar. Os dados ficam seguros? Respeitamos os dados de LGPD?
- Todas as vezes que falamos de tecnologia, falamos de investimento. Vamos precisar investir muito para criar um projeto usando blockchain?
- Como testar as possibilidades que se aplicam ao meu negócio?
- Quais ferramentas precisaremos usar?
- E, se os testes não funcionarem?
São perguntas básicas que precisam fazer para testar se o modelo vai ou não funcionar para o seu negócio.
O que sugerimos é algum passo a passo:
Dicas para Implementação de blockchain
Modelo de negócio
Para o modelo de negócio funcionar não basta olhar só uma parte do negócio como só a logística. O negócio como um todo precisa estar envolvido.
Oportunidades
Ter o auxílio de um recurso metodológico para priorizar critérios é fundamental.
É possível identificar oportunidades que podem solucionar problemas que aumentem a lucratividade ou ainda “fechem” as torneiras de problemas que geram muito custo.
Modelo de blockchain
Para quem é de e-commerce já esta acostumado com o ROI. Aqui é analisar qual o melhor ROI para a tecnologia que vai gerar mais oportunidades e mais resultados com relação ao modelo do seu negócio.
Testes Funcionais
Testes em ambientes reais vai gerar embasamento para averiguar segurança e é o momento de sanar possíveis problemas.
Gostou das dicas?
Conhece a Soulog? Fale com a gente! Mais artigos: https://www.soulog.com.br/blog
#vemprasoulog #fulfillmentévida