Blog Soulog

Blockchain na Logística: quais são os impactos?

blockchain na logística

Quando ouvimos falar sobre blockchain, imaginamos algo muito complicado. Porém, se a gente fizer a análise do que se trata, vemos a quantidade de problemas que podemos solucionar através dela. Baseando-se nessa tendência, trouxemos aqui algumas informações que podem te ajudar a estar por dentro deste assunto. Bóra?

Usamos informações do site da IBM para trazer o significado de Blockchain. A definição do que é está abaixo e, você pode ler mais sobre o assunto aqui.

Qual a definição de blockchain?

A blockchain é um livro-razão compartilhado e imutável que facilita o processo de registro de transações e o rastreamento de ativos em uma rede empresarial. Um ativo pode ser tangível (uma casa, um carro, dinheiro, terras) ou intangível (propriedade intelectual, patentes, direitos autorais e criação de marcas). Praticamente qualquer item de valor pode ser rastreado e negociado em uma rede de blockchain, o que reduz os riscos e os custos para todos os envolvidos.

Quer saber mais sobre pagamento via WhatsApp? Leia mais aqui.

Com a definição do que é blockchain, já podemos imaginar a resposta da próxima pergunta. Porém falar sobre a importância também é fundamental, vamos ler a seguir.

Por que a blockchain é importante?

As empresas dependem de informações. Quanto mais precisas e rápidas de receber elas forem, melhor.

A blockchain é ideal para entregar informações. Elas estão disponíveis de forma imediata, compartilhada e completamente transparentes. E também são armazenadas em um livro-razão imutável que pode ser acessado apenas por membros da rede autorizada. Uma rede blockchain pode acompanhar pedidos, pagamentos, contas, produção e muito mais. Como os membros compartilham uma visualização única dos fatos, é possível ver todos os detalhes de uma transação de ponta a ponta, o que oferece maior confiança, eficiência e novas oportunidades.

Lendo estes dois trechos já sabemos porque ele vai mudar completamente o conceito de logística, afinal, informações imutáveis que vão gerando histórico e de forma imediata? É tudo o que a gente precisa para ter mais precisão e economia.

Ainda está pensando nas vendas de Natal? Tem um artigo aqui sobre as vendas de Natal.

E o blockchain para a logística?

O maior benefício que o blockchain trás para a logística é segurança para o seu negócio com informações vitais e estratégicas ao negócio em fontes confiáveis.

Quando estamos em uma operação de e-commerce, acontece algumas vezes situações como esta: temos uma reclamação de entrega, falamos com a transportadora que diz que vai atrasar muito além do possível. Então, resolvemos despachar outra mercadoria, por outra modalidade para atender o cliente.

E algumas vezes a carga que falamos com a transportadora chega antes da que fizemos o reenvio. Se isto acontecer com frequência, pode ser um grande problema. O reenvio gera custo sobre custo.

Estes dois modelos da Intelipost ajuda explicar de forma bem clara e ilustrativa exatamente porque o blockchain resolve. Você pode ler mais no site deles, através do link.

Blockchain-02
Retirado do site da Intelipost
Blockchain-03
Retirado do site da Intelipost

Como a informação está em toda a cadeia, temos a possibilidade de tomar decisões de forma muito mais precisa e assertiva, sem gastos excessivos.

O Facebook virou Meta, você sabe porque? Leia mais aqui.

Agora que você já entendeu o que é blockchain, pelo menos de forma mais simplificada. Será que funciona no Brasil?

Algumas perguntas pertinentes:

  • Os dados da empresa, neste modelo, parecem trafegar. Os dados ficam seguros? Respeitamos os dados de LGPD?
  • Todas as vezes que falamos de tecnologia, falamos de investimento. Vamos precisar investir muito para criar um projeto usando blockchain?
  • Como testar as possibilidades que se aplicam ao meu negócio?
  • Quais ferramentas precisaremos usar?
  • E, se os testes não funcionarem?

São perguntas básicas que precisam fazer para testar se o modelo vai ou não funcionar para o seu negócio.

O que sugerimos é algum passo a passo:

Dicas para Implementação de blockchain

Modelo de negócio

Para o modelo de negócio funcionar não basta olhar só uma parte do negócio como só a logística. O negócio como um todo precisa estar envolvido.

Oportunidades

Ter o auxílio de um recurso metodológico para priorizar critérios é fundamental.

É possível identificar oportunidades que podem solucionar problemas que aumentem a lucratividade ou ainda “fechem” as torneiras de problemas que geram muito custo.

Modelo de blockchain

Para quem é de e-commerce já esta acostumado com o ROI. Aqui é analisar qual o melhor ROI para a tecnologia que vai gerar mais oportunidades e mais resultados com relação ao modelo do seu negócio.

Testes Funcionais

Testes em ambientes reais vai gerar embasamento para averiguar segurança e é o momento de sanar possíveis problemas.

Gostou das dicas?

Conhece a Soulog? Fale com a gente! Mais artigos: https://www.soulog.com.br/blog

#vemprasoulog #fulfillmentévida

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WeCreativez WhatsApp Support
👋 Olá, como podemos ajudar?
Rolar para cima