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E lá vem o Natal… Temos dicas para vender mais

O Natal e a Black Friday andam de mãos dadas, porém temos a possibilidade de fazer o Natal ainda melhor.

Mal saímos de uma Black Friday, estamos na Cyber Monday, mas precisamos já pensar no Natal. Antes de falarmos das expectativas do Natal, vamos aproveitar para falar sobre os resultados “quentinhos” da Black Friday.

Segundo dados do jornal Estadão, apesar das vendas serem maiores que no ano passado, tivemos um Black Friday com faturamento menor do que esperado, leia mais no link da matéria completa.

E, se fizermos outra análise, tivemos categorias que entraram com muita força neste número, como é o caso do setor de alimentos: Pela primeira vez, a categoria de alimentos apareceu na lista dos 10 itens mais procurados pelos brasileiros na data, segundo pesquisa da Ebit/Nielsen. O número de pedidos de alimentos e bebidas no comércio online cresceu 10%, e o volume de vendas, 17%. Leia a matéria completa no site do G1, através do link.

Pensando nestes números podemos concluir duas coisas: que a pandemia fez o cenário amadurecer de forma importante e que os hábitos da pandemia vieram para ficar.

Agora, independente de qualquer cenários, mas vendas de Natal chegaram e precisamos ter um planejamento incrível para a data!

#01: O que esperar das vendas de Natal?

Em 2020, tivemos um cenário bem atípico, enquanto o mercado físico retraiu, as vendas no e-commerce cresceram quase 45% com relação ao ano anterior para o período! Dados bem expressivos. Você pode ler mais através do link, na Revista Veja. Segundo dados da consultoria Ebit/Nielsen, de 10 a 24 de dezembro, o comércio eletrônico movimentou 3,8 bilhões de reais, superando em 44,6% o montante registrado em igual período do ano anterior. Foram 8,1 milhões de pedidos, alta de 27,5%.

O Natal é considerado uma das melhores datas sazonais para o comércio. Neste ano, por exemplo, é previsto para esta data um lucro estimado em R$ 68,4 bilhões para o varejo, segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), em parceria com a empresa especialista em pesquisa de mercado Offer Wise.

Ainda segundo o levantamento, cerca de 123,7 milhões de consumidores vão às compras nessa época natalina, e isso é um reflexo direto dos avanços da vacinação contra a Covid-19, que no Brasil já alcançou a marca de 58,8% imunizados com o 1º ciclo completo, segundo dados obtidos pelo G1. Leia mais no link, no site Terra.

Que tal ler sobre o rei dos jogos: La Casa de Papel. A última temporada chega logo!

#02: Fazendo do limão, uma limonada

A Black Friday bateu outro recorde que não gostaríamos, os de reclamação. O problema é que os clientes cada vez mais estão profissionais, sabem onde reclamar e já acompanham os produtos de intenção de compra por um tempo. Segundo dados da CNN, leia mais no link.

O volume de reclamações registrado entre meio-dia de quarta-feira (24) e as 21h desta sexta-feira (26) da Black Friday chegou a 9.690, ultrapassando a quantidade da edição anterior em 19%, restando ainda 5 horas para o encerramento do evento de ofertas. O levantamento foi feito pelo site Reclame Aqui e foi divulgado no início desta noite.

Uma tristeza! Sabemos que pela inflação e pelo cenário econômico do país, os e-commerces estão sem espaço para promoções e, este foi o resultado somando clientes mais bem preparados para as compras online e, por outro lado, um cenário econômico bem desfavorável.

Então? Qual a dica? Seja coerente entre anunciar as promoções. Se você não pode oferecer promoções tão boas como o ano passado, seja fiel entre publicidade e os descontos prometidos. E seja o mais transparente possível, aumentar o SAC também é custo!

Gamificação é uma forma de engajar ainda mais seu cliente. Você sabe como fazer? Veja mais aqui.

#03: Natal tem que ter cara de Natal

Primeiro, vá atrás de quem vai presentear! Olha, se tem coisa que a gente gosta é pensar sobre diversas possibilidades:

  • há quem vai economizar;
  • há quem vai viver a vida como nunca e, este grupo está pensando em todos os presentes de Natal.

Pense em como ajudá-lo. No site da Dengo, por exemplo, eles dão a opção de escolher os presentes por faixa de preço. Ajuda muito! Quem está contagiado pelo espírito natalino, mas também está com a grana curta? Achei sensacional!

E seja criativo na ambientação de Natal. Nem toda a decoração, toda produção precisa ser cara, caríssima. Mais vale a criatividade do que o custo! A dica é: precisa ser fiel ao que é a data! Nada mais tocante do que o sentimento natalino, então entre no clima!

Você já usa TikTok? Não? Leia mais aqui.

#04: Planejamento & Investimento

Não existe fórmula mágica, nem pulo do gato. O sucesso é construído através de muito planejamento e investimento! E quando o assunto é investimento não é exclusivamente de dinheiro que falamos. Pode ser tempo, pode ser dedicação. Aí sim, vamos ter um grande resultado de vendas.

Se pudermos falar de atalho, podemos olhar os resultados do que deu certo no mês de novembro e ver como podemos potencializá-lo em dezembro. Podemos ver o que poderíamos complementar, uma análise é ver o que teve boa audiência no site, porém baixa venda e analisar as oportunidades! E depois, você, ninguém melhor que você que conhece bem o seu cliente, pode ver o que ele espera do Natal e estudar as formas de chegar nas melhores promoções! 🙂

Quer saber mais sobre pagamento via WhatsApp? Leia mais aqui.

#05: Check list para o Natal

  • Prepare seu estoque, tenha produtos sazonais dentro do seu segmento. Exemplo, se você vende roupas, quais tipos de roupas são os mais queridos agora? Se vende alimentos, como pode incluir produtos de época?
  • Seu atendimento está preparado? Lembre sempre de pensar entre os dias de festas! Como será feito o atendimento? E avise seu cliente com antecedência!
  • Como vai ser a logística? Precisa estar bem calibrado para o período de festas. Conte com a Soulog!
  • Como estamos num período econômico complicado, oferecer formas de pagamento mais flexíveis é uma boa pedida!
  • Prepare seu time! Envolva a equipe, um time em sintonia vai elevar seu resultados!
  • Se couber no orçamento, faça brindes.
  • Seu site está preparado para a demanda?
  • Use influenciadores!
  • Não esqueça de bons e-mails
  • Invista em Marketing!

Logística é Commodity? Será? Vem ler aqui.

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